• Suporte Exclusivo via Whatsapp: (11) 9 5065-9502
  • PORTAL DE ALUNAS

Importância do Alongamento e da Massagem para a Tensão Muscular

Importância do alongamento e massagem na tensão muscular – Por  Gizele Monteiro – Personal Gestante

 

A cada dia mais buscas têm sido realizadas em nossos sites em razão de dores e tensões, isso parecer demonstrar que a cada dia mais pessoas sofrem de dores e tensões.

Nosso objetivo é sempre informar o leitor para que a partir do conhecimento teórico ele possa identificar na prática em seu corpo e também buscar ajuda de um profissional qualificado.

ENTENDENDO A TENSÃO MUSCULAR

É fato de que a tensão muscular pode vir a se tornar um problema fisiológico constante, gerando dores no corpo e até problemas mais sérios como desvios posturais e doenças miofasciais. Deve inicialmente bucar suas causas primárias.

A soma das tensões musculares adquiridas a partir da infância traduz, ao longo dos anos, uma ‘couraça muscular’, uma espécie de armadura que se forma por um processo de defesa do corpo. Desta maneira, vários sentimentos podem ser somatizados como: ansiedade, insegurança, medo, solidão, ressentimento, vergonha, etc.

IMPORTÂNCIA DA MASSAGEM E DO ALONGAMENTO

Uma das funções da massagem é atuar nas áreas mais atingidas e tensas, realizando uma ação de relaxamento e melhora do fluxo sangüíneo. Nesse aspecto, a massagem pode ser considerada como um agente atenuador primário pois age primeiro superficialmente no corpo físico, atingindo, a seguir, o corpo emocional da pessoa. Existe uma relação entre a tensão psicológica e muscular, isto é, entre o estado emocional da pessoa e sua tensão muscular, sendo que quando uma aumenta a outra também aumenta e vice-versa. Por isso é um dos efeitos da massagem e prevenção do estresse e atuando no campo emocional pela diminuição da tensão muscular. Fisiologicamente a massagem atua no sistema nervoso autônomo, regulando-o e dessa forma o sistema endócrino também é organizado em sua liberação hormonal. A massagem ainda atua no tecido conjuntivo e muscular, relaxando-o e organizando-o. Tudo isso leva a uma grande sensação de bem-estar.

O alongamento também possui ações fisiológicas semelhantes a massagem atuando de forma ainda eficiente nas fibras musculares e tecido conjuntivo melhorando a extensibilidade muscular e do tecido conjuntivo, com isso o músculo teria sua função melhorada. Ao organizar a postura atuando nos músculos encurtados, estes também tem sua função restabelecida.

Dessa forma as duas atividades devem ser direcionadas pelo educador físico ou fisioterapeuta na prescrição de exercícios para pessoas que apresentam problemas com tensão muscular.

Se você sofre com dores, tensões ou problemas posturais oferecemos um atendimento para avaliar e prescrever para as situações encontradas.

Encaminhe um e-mail para [email protected] ou acesse o contato de nosso site e saiba mais sobre o atendimento.

Gizele Monteiro

Gizele Monteiro

É Criadora dos Programas Online Gravidez em Forma e Pós-parto – Mães em Forma que já “ajudou centenas de gestantes a não engordarem e mamães a voltarem ao seu corpo de antes”. Nesse método a diástase tem melhora e a barriga fica reta.

Gizele Monteiro

Consultora de celebridades e programas de TV”.  Se tornou especialista em diástase e recuperação da barriga após a gravidez. Há 20 anos atuando e estudando sobre o controle de peso na gravidez e na volta do corpo da mulher após a maternidade. Fez mestrado na UNIFESP sendo pioneira e referência sobre Exercícios para Mães e Recuperação do corpo após a maternidade no Brasil e na Europa

Cadastre-se para receber

Conheça Nossa Página

Canal do Youtube

Como perder barriga depois do parto

Baixe Agora mesmo Seu E-book Grátis!

O que é Diástase? Como saber se eu tenho? O que fazer se o teste que eu fizer comprovar que estou com Diástase? … São essas respostas que estão detalhadas neste e-book.