Lesões no Ciclismo – Parte 1

Profa. Ms Gizele Monteiro

LESÕES E OVERUSE

Relataremos as regiões que freqüentemente sofrem uma carga estressante de contração durante a prática da atividade. Dessa forma, essas regiões tornam-se suscetíveis a entrar facilmente em fadiga. O uso dos exercícios de alongamento é um dos meios que são recomendados para o alívio dessas situações, devendo ser prescrito paralelamente com o treinamento de spinning os alongamento da musculatura dessas regiões. Também deve ser analisado através de uma avaliação postural se esses praticantes não apresentam problemas de encurtamentos musculares para essas regiões como, por exemplo, isquiotibiais ou musculatura da cervical, sendo prescrito um programa paralelo.

Um levantamento realizado por Pfeiffer (1994) mostra a distribuição de dores em homens e mulheres que competem em ciclismo, conforme apresentado na Tabela 1.

Tabela 1. Porcentagem de lesões em homens e mulheres (adaptado de Pfeiffer, 1994).

Região corporal

Homens

Mulheres

Coluna Lombar

3,8

16,5

Joelho

22,6

13,2

Membro inferior

12,3

9,9

Tornozelo/Pé

4,3

6,6

Segundo Caine et al. (1996) apud Andrade & Fleury (2003) as lesões na articulação do joelho são as mais freqüentes, confirmando a porcentagem observada na Tabela 1. Essas lesões desenvolvem-se quando os efeitos do estresse repetitivo excedem a capacidade da estrutura anatômica ou do tecido e dentre os fatores intrínsecos encontram-se as alterações biomecânicas, desequilíbrios musculares, fraqueza e/ou encurtamento muscular.

Gizele Monteiro

Gizele Monteiro

É a maior especialista em Diástase e recuperação da barriga do Brasil e hoje tem alunas em mais de 70 países. Criadora dos Programas Online Mães Sem Diástase, Gravidez Sem Diástase, Pronta para Engravidar, já ajudou mais de 26 mil mulheres a conquistarem o sonho de ter a barriga reta, reverter a diástase sem cirurgia, sem remédio, sem tratamentos estéticos e nessa transformação recuperarem sua autoestima. Autora do primeiro livro no mundo sobre Diástase - Vencendo a Diástase - Buzz Editora.

É a maior especialista em Diástase e recuperação da barriga do Brasil e hoje tem alunas em mais de 70 países. Criadora dos Programas Online Mães Sem Diástase, Gravidez Sem Diástase, Pronta para Engravidar, já ajudou mais de 26 mil mulheres a conquistarem o sonho de ter a barriga reta, reverter a diástase sem cirurgia, sem remédio, sem tratamentos estéticos e nessa transformação recuperarem sua autoestima. Autora do primeiro livro no mundo sobre Diástase – Vencendo a Diástase – Buzz Editora.

Conheça Nossa Página

Canal do Youtube

Reproduzir vídeo