Postura e Lombalgia na gravidez

Postura e Lombalgia na gravidez

A Postura e Lombalgia na gravidez  é uma das complicações mais comuns  da gravidez.

Cerca de 50% das mulheres sofrem de lombalgia durante a gestação.

A carga mecânica e/ou a frouxidão ligamentar provocadas por um hormônio chamado relaxina estão associadas com a elevação da incidência de dor lombar em gestantes.

A frouxidão ligamentar na região pélvica está ligada com a disfunção na articulação sacroilíaca e com as alterações na sínfise púbica observadas durante a gestação.

Descrita como aquela que não difere da dor lombar fora do período gestacional, segue abaixo algumas características:

  • Estimulada quando se faz a flexão do tronco, causa a diminuição da amplitude para a região,
  • Dor à palpação da musculatura paravertebral lombar.

Medidas Preventivas para a lombalgia gestacional

Durante a gestação as medidas preventivas devem ser adotadas o mais cedo possível, sendo que a gestante deve ser reeducada nas suas atividades diárias.

Para a prevenção entre os exercícios recomendados estão os que se destinam a “relaxar e alongar” a musculatura lombar e desenvolver na mulher uma percepção corporal para quando ela estiver sobrecarregando a região lombar durante a execução de alguma atividade, ou manutenção prolongada de uma postura, ela reconheça esta sobrecarga e realize movimentos compensatórios, aliviando a tensão nesta região.

  • Dor lombar: acrescentar exercícios de alongamento para as costas, posturais e abdominais para evitar a hiperlordose lombar.

Programa Gravidez em Forma

O programa Gravidez em Forma – Gravidez Sem Diástase, ajuda as gravidinhas a se cuidarem melhor, porque é a prevenção de problemas posturais, diástase entre outras sequelas que vai garantir para a mulher uma gestação saudável e uma recuperação rápida como o das famosas. 

É muito gratificante poder ajudar a tantas mulheres a terem uma gravidez saudável e com todos os cuidados necessários e recomendados.

Os efeitos da diástase é desconhecido pelas mamães, e por isso muitas mulheres não sabem que é necessário previnir durante a gestação. 

Porque a diástase altera a sua postura também, por isso insisto tanto nessa prevenção.

Mesmo a maternidade sendo um momento maravilhoso na vida da mulher, as marcas no corpo não são, por isso gravidinha você precisa se cuidar!

Clique no botão abaixo e conheça mais sobre o Programa que vai ajudar na sua saúde e na saúde do seu bebê.

Gizele Monteiro

Gizele Monteiro

É a maior especialista em Diástase e recuperação da barriga.
Criadora dos Programas Online Mães Sem Diástase e Gravidez Sem Diástase, já ajudou mais de 15 mil mulheres a conquistarem o sonho de ter a barriga reta, reverter a diástase sem cirurgia, sem remédio, sem tratamentos estéticos...

Gizele Monteiro

Consultora de celebridades e programas de TV.  Se tornou especialista em diástase e recuperação da barriga após a gravidez. Há 20 anos atuando e estudando sobre o controle de peso na gravidez e na volta do corpo da mulher após a maternidade. Fez mestrado na UNIFESP sendo pioneira e referência sobre Exercícios para Mães e Recuperação do corpo após a maternidade no Brasil e na Europa

Conheça Nossa Página

Canal do Youtube

Descubra Como Ter a Barriga Reta Após a Gravidez

Teste da Diástase: Veja como fazer!

Faça o Teste e Descubra se Você tem Diástase

Descubra Como Evitar a Diástase na Gravidez Com essa Série Gratuita