A Postura e Lombalgia na gravidez é uma das complicações mais comuns da gravidez.
Cerca de 50% das mulheres sofrem de lombalgia durante a gestação.
A carga mecânica e/ou a frouxidão ligamentar provocadas por um hormônio chamado relaxina estão associadas com a elevação da incidência de dor lombar em gestantes.
A frouxidão ligamentar na região pélvica está ligada com a disfunção na articulação sacroilíaca e com as alterações na sínfise púbica observadas durante a gestação.
Descrita como aquela que não difere da dor lombar fora do período gestacional, segue abaixo algumas características:
- Estimulada quando se faz a flexão do tronco, causa a diminuição da amplitude para a região,
- Dor à palpação da musculatura paravertebral lombar.
Medidas Preventivas para a lombalgia gestacional
Durante a gestação as medidas preventivas devem ser adotadas o mais cedo possível, sendo que a gestante deve ser reeducada nas suas atividades diárias.
Para a prevenção entre os exercícios recomendados estão os que se destinam a “relaxar e alongar” a musculatura lombar e desenvolver na mulher uma percepção corporal para quando ela estiver sobrecarregando a região lombar durante a execução de alguma atividade, ou manutenção prolongada de uma postura, ela reconheça esta sobrecarga e realize movimentos compensatórios, aliviando a tensão nesta região.
- Dor lombar: acrescentar exercícios de alongamento para as costas, posturais e abdominais para evitar a hiperlordose lombar.
Programa Gravidez sem Diástase
O programa Gravidez Sem Diástase, ajuda as gravidinhas a se cuidarem melhor, porque é a prevenção de problemas posturais, diástase entre outras sequelas que vai garantir para a mulher uma gestação saudável e uma recuperação rápida como o das famosas.
É muito gratificante poder ajudar a tantas mulheres a terem uma gravidez saudável e com todos os cuidados necessários e recomendados.
Os efeitos da diástase é desconhecido pelas mamães, e por isso muitas mulheres não sabem que é necessário previnir durante a gestação.
Porque a diástase altera a sua postura também, por isso insisto tanto nessa prevenção.
Mesmo a maternidade sendo um momento maravilhoso na vida da mulher, as marcas no corpo não são, por isso gravidinha você precisa se cuidar!
Clique no botão abaixo e conheça mais sobre o Programa que vai ajudar na sua saúde e na saúde do seu bebê.