Como prevenir varizes e inchaço na gravidez

Como prevenir varizes e inchaço na gravidez
Como prevenir varizes e inchaço na gravidez

Olá mamãe, vamos entender sobre varizes e inchaço na gravidez e também sobre importância da prevenção da diástase e os exercícios especializados na gravidez.

Durante a gravidez, tanto por conta de alterações hormonais, quanto por alterações no corpo da mulher há uma tendência para o aparecimento ou agravamento de varizes. Aproximadamente 2 em cada 10 gestantes irão desenvolver algum grau de varizes! 

Os picos de estrógeno e progesterona favorecem a dilatação dos vasos e causam pequenas lesões em suas paredes. Já o crescimento uterino, a retenção de líquido e o ganho de peso normais da gestão prejudicam o fluxo habitual de sangue, além de manter os vasos mais dilatados.

Por conta disto, na maioria das vezes as varizes regridem gradualmente até 6 meses após o parto. Isto ocorre conforme o útero retorna ao seu tamanho normal, conforme a mulher deixa de reter líquido e também consegue recuperar seu peso de antes. Mas, infelizmente, em algumas mulheres elas não voltam completamente, ficando algumas remanescentes. A cada gestação o quadro pode ser agravado.

Manter uma rotina com exercícios direcionados com um programa especial, evitar o ganho de peso e em algumas situações utilizar meias de compressão ao longo da gestação, são medidas simples que trarão muitos benefícios, minimizando o aparecimento ou evolução da doença varicosa.

Logo após o parto, assim que liberada para exercícios, é importante manter um ritmo regular deles e utilizar meias de compressão se houver indicação médica.

Nos primeiros 6 meses, mesmo se houver varizes, recomenda-se aguardar. Muitas delas irão regredir espontaneamente, sem a necessidade de qualquer tratamento específico além destas recomendações.

Se após 6 meses do parto ainda houver varizes ou sintomas relacionados, é importante ter a avaliação por um especialista para planejamento de tratamento.

Inchaço na gravidez

O inchaço, conhecido também como edema, é mais comum a partir do final do segundo trimestre de gravidez. 

Na fase final da gravidez é o momento onde seu corpo possui o maior volume sanguíneo e de líquidos. Os vasos dilatam-se para receberem toda essa quantidade (maior) de sangue. 

O inchaço vai acontecendo progressivamente ao longo da gravidez e ao longo do dia também.

Por isso é muito importante você saber como PREVENIR.

Lidar com o inchaço quando ele já instalou é correr atrás do prejuízo, engraçado né ?! Igual a diástase… parece que tudo podemos evitar conhecendo o que fazer 🥰🤩🤗

Ao longo do dia o inchaço vai intensificando-se e no final da tarde e começo da noite é quando ele costuma aparecer ou piorar.

Além de pés e pernas, há outros locais do corpo que também podem apresentar inchaço, como as mãos, rosto e nariz (comum nariz de grávida que a maioria das minhas alunas NÃO tem).

Algumas dicas para evitar as varizes e inchaço

1. Saiba seu histórico familiar. Conhecer nossa história pode nos ajudar a prever e previnir nosso futuro.

2. Evite o ganho excessivo de peso. É normal e esperado o ganho de peso durante a gestação, mas é importante manter o ganho dentro dos limites esperados para gestação!

3. Exercite-se sempre! Meu programa Gravidez em Forma é especializado para prevenir todos esses desconfortos e alterações comuns. O exercício na gravidez é um dos fatores mais importantes para a prevenção das varizes e diversas outras doenças. EXERCÍCIO = SAÚDE

Exercícios na Gravidez

Vou repetir! Prevenir é a melhor opção!

Exercícios especializados nunca farão mal a você e seu bebê!

Uma gravidez saudável vai te garantir um pós-parto muito mais tranquilo!

E os exercícios são essenciais nessa preparação. 

O que você deve ter muito cuidado é o tipo de exercícios que você deve fazer, porque alguns exercícios não podem ser feitos durante a gravidez.

Exercícios, por exemplo, que colocam sua barriga para baixo, ou para o lado, além de aumentarem o risco de diástase, forçam sua pele a ser mais alongada. 

Por isso o meu programa “Gravidez em Forma” foi elaborado com todo o cuidado com exercícios focados no bem estar da mamãe, no fortalecimentos dos músculos abdominais, no alinhamento postural e na prevenção da diástase. 

Porque eu noto que as mamães muitas vezes ficam perdidas, principalmente porque sempre são muitos os conselhos. Então vamos ter cuidado, lembre sempre da importância da prevenção.

Programa Gravidez em Forma

Com o programa você terá aulas em vídeo e planilhas divididas pelas Mudanças e Necessidades do seu Corpo e Trimestres Gestacionais.

  • Aulas que mudam a cada 15 dias para ajustar as necessidades de cada mês e trimestre
  • Aulas com exercícios seguros para você e seu bebê, adaptados para cada fase da sua gestação
  • Exercícios que farão você ter um gasto calórico eficiente para não engordar

E você será auxiliada através de vídeo aulas por mim.

Além disso o tempo todo você pode ter o suporte da minha equipe para dúvidas e também para te ajudar na evolução dos exercícios.

E tudo isso poderá ser feito sem sair da sua casa, ou na academia se você preferir. Pois você poderá acessar o programa a hora que quiser!

Agora você precisa de um programa especializado e que se preocupe com cada mudança dos exercícios ao longo da gravidez.

É na gravidez que se previne todas as sequelas que a gravidez pode causar no seu corpo. E eu vou te ajudar nessa prevenção para que você tenha uma gravidez saudável!

Então clique no botão abaixo e conheça o programa Gravidez em Forma – Gravidez sem Diástase.

Gizele Monteiro

Gizele Monteiro

É a maior especialista em Diástase e recuperação da barriga.
Criadora dos Programas Online Mães Sem Diástase e Gravidez Sem Diástase, já ajudou mais de 15 mil mulheres a conquistarem o sonho de ter a barriga reta, reverter a diástase sem cirurgia, sem remédio, sem tratamentos estéticos...

Gizele Monteiro

Consultora de celebridades e programas de TV.  Se tornou especialista em diástase e recuperação da barriga após a gravidez. Há 20 anos atuando e estudando sobre o controle de peso na gravidez e na volta do corpo da mulher após a maternidade. Fez mestrado na UNIFESP sendo pioneira e referência sobre Exercícios para Mães e Recuperação do corpo após a maternidade no Brasil e na Europa

Conheça Nossa Página

Canal do Youtube

Descubra Como Ter a Barriga Reta Após a Gravidez

Teste da Diástase: Veja como fazer!

Faça o Teste e Descubra se Você tem Diástase

Descubra Como Evitar a Diástase na Gravidez Com essa Série Gratuita