Será que pode fazer abdominal tradicional depois da gravidez? Vejo que é uma dúvida bem comum entre as mamães. Frequentemente recebo essa pergunta nas minhas redes sociais. Mas antes de te responder existem alguns fatores que você precisa entender primeiro.
Durante a gravidez os músculos e a pele enfraquecem muito por causa de todo o esticamento que eles passam. Então toda a força abdominal é perdida durante esse processo. Isso ocorre porque o bebê precisa de espaço na barriga da mamãe. Esse processo é super normal.
Porém depois do parto por estar tudo muito fragilizado, pela diástase talvez estar aberta…. alguns exercícios não devem ser feitos… porque eles podem piorar a diástase.
Mas você sabe o que é a diástase e os efeitos que ela tem no corpo?
Então… a diástase é o espaço que fica entre os músculos abdominais… Como eu expliquei antes o músculo e a pele esticam, se abrem como em dois para o bebe ter espaço, esse espaço que foi aberto na gravidez deveria fechar logo após o parto. Porem isso não ocorre e isso chamamos de diástase. O espaço que ficou entre os músculos.
E é esse espaço que faz com a sua barriga fique deformada, ou seja a barriga pós-parto não é gordura, é diástase abdominal.
E por isso alguns exercícios comuns, como o abdominal tradicional, que não é próprio para fechar uma diástase… ao invés de ajudar só piora tudo.
Então deixa eu responder essa dúvida mais claramente:
Exercícios abdominais tradicionais Não devem ser realizados depois da gravidez até a completa recuperação da diástase, da força dos músculos abdominais e do assoalho pélvico.
Porque o assoalho pélvico também é muito forçado durante a gestação e a fraqueza dele interfere na volta da barriga.
E ainda… Os abdominais tradicionais aumentam a pressão sobre o assoalho pélvico, o que não é interessante, principalmente na fase de recuperação do pós-parto… além de serem totalmente inadequados para quem tiver com uma diástase.
Diástase e os efeitos no corpo
A diástase abdominal como eu expliquei antes é esse espaço que ficou entre os seus músculos e que esta deixando a sua barriga deformada.
A diástase é a maior culpada da sua barriga não ter voltado. E além de deformar a sua barriga, ela ainda tem culpa na flacidez que ficou depois da gravidez, ela é grande culpada das estrias, além de ela pode acarretar problemas mais graves, como uma hérnia de disco.
Por isso evitar uma diástase durante a gravidez ou reverte-la depois do parto é de extrema importância para a sua saúde.
Eu sempre recomendo que a mamãe tenha uma gestação com o acompanhamento do programa “Gravidez em Forma” porque com o programa, problemas como diástase, flacidez, estrias, coluna,… Podem ser evitados, prevenidos, garantido para a mamãe um pós-parto tranquilo e uma recuperação rápida, como as famosas!
Porém se a mamãe não evitou ou controlou durante a gestação a diástase, felizmente nem tudo esta perdido! Porque a diástase tem solução no pós-parto e sem precisar de cirurgia.
Com exercícios especializados é possível recuperar a diástase. Recuperar a postura, períneo e ter a sua barriga de volta.
Porque a volta da barriga está fortemente ligada a recuperação desses três fatores.
Então o que você precisa fazer é parar com os exercícios errados, exercícios de academia, abdominais tradicionais, Yoga, Crossfit, HIIT, Pilates,….
Esses exercícios são bons, mas definitivamente não para quem passou por uma gestação. Porque eles fazem a barriga piorar.
Por isso muitas mulheres fazem exercício recuperam o corpo e a barriga fica.
Exercícios corretos no pós-parto
Com os exercícios corretos no pós-parto além de recuperar a sua barriga, você vai alinhar a sua postura, recuperar a força do seu períneo e o mais importante de tudo você vai recuperar a sua autoestima.
Eu venho por 20 anos ajudando mulheres na recuperação do corpo e na recuperação da autoestima.
Porque só nós mulheres sabemos o quanto é frustrante não se sentir bem, não poder vestir o que quisermos, sentir vergonha do corpo.
Veja alguns resultados das minhas alunas:
Sao mulheres que assim como você queriam recuperar a barriga de antes da gravidez.
Eu entendo que agora você possa estar um pouco confusa porque você achava que o Abdominal tradicional após a gravidez ajudava a recuperar a barriga.
Mas infelizmente eles não ajudam. Nem os tratamentos estéticos, nem a cinta modeladora…. A diástase abdominal que é causa da sua barriga não ter voltado não se reverte com nenhum desses recursos.
Então se você quer recuperar a sua barriga você precisa de exercícios especializados. Você precisa fechar a sua diástase.
E Eu sou a única especialista em reverter diástase sem cirurgia no Brasil escolhida pela mídia e pelas celebridades.
Então o Abdominal tradicional após a gravidez pode? Não.
Não pode, ele não vai ajudar a recuperar a sua barriga, ele pode até estar piorando a sua recuperação.
Então se você quer recuperar a sua barriga, o seu corpo e a sua autoestima.
Eu quero deixar o link do meu e-book ” Como ter a barriga reta depois da gravidez” com ele você poder fazer o teste da diástase abdominal de casa.
Porque é importante que você faça o teste para descobrir o tamanho e profundidade que está a sua diástase.
Porque se a sua barriga não voltou desde a gravidez, provavelmente o que você tem é diástase e não gordura.
E outra coisa bem importante, não importa quanto tempo faz que você teve seu bebê, se foi mais de uma gravidez, se foi gestação gemelar…. Com o meu programa de exercícios especializados é possível recuperar a barriga mesmo assim.
E tudo isso da sua casa, com um custo muito menor que uma cirurgia, ou de tratamentos estéticos caros que não vão resolver o problema da diástase.