A flacidez da barriga após a gravidez, falando do ponto de vista estético, certamente incomoda muito a mulher.
Sei que esse é um dos pontos de maior tristeza e frustração depois da gravidez. Muitas mulheres até entram em depressão ao se defrontarem com o que aconteceu com o seu corpo.
Essa flacidez ocorre por causa da diástase e porque a maioria das mulheres tem um ganho de peso maior que o necessário e com isso sensibilizam mais a sua pele e também a musculatura da barriga.
E aí fica a confusão… O que fazer e o que é exatamente essa flacidez? É pele sobrando? É só muscular?
Por isso, resolvi escrever esse artigo para esclarecer um pouco sobre as dúvidas, os passos para recuperar e também para explicar sobre os exercícios.
Pesquisando tudo sobre nosso corpo e atendendo nesses mais de 20 anos… consegui chegar a um ponto esclarecedor e criar uma metodologia que ajuda a mulher a ter sua barriga de volta.
O primeiro ponto para te ajudar é dividir e diferenciar o que é recuperação muscular e a recuperação de pele.
Recuperação dos músculos da barriga
Os músculos da barriga passaram por uma grande mudança em seu comprimento e também um grande afastamento abrindo a região central para que houvesse espaço para o bebê.
Esse afastamento que ocorre durante a gravidez a diástase natural que é a separação funcional os músculos para que a barriga possa se expandir. Durante essa expansão há também um grande alongamento das fibras musculares.
Após a gravidez, esse retorno não é tão natural assim e na maioria dos casos, a diástase permanece e o alongamento também, dando a barriga aquela visão de flacidez, estufamento, como se a mulher ainda estivesse grávida de alguns meses. << Se você quiser saber se tem diástase, clique aqui para receber o teste gratuitamente >>
Os exercícios serão muito importantes nesse processo de recuperação, mas aqui vai o ALERTA … “eles devem ser feitos de forma correta”. Programas de exercícios que recuperam especificamente a barriga são raros. Atendo muitas mulheres que fazem vários tipos de exercícios, pilates, treinamento funcional, musculação e a barriga continua ali, em muitos casos há a piora da diástase até.
ALERTA!
Devem ser totalmente excluídos os abdominais tradicionais de flexão, os laterais de rotação e até mesmo as pranchas (de todos os tipos) devem ser feitas progressivamente.
Se o programa for aplicado corretamente aquela barriga solta, mole e com aspecto saliente sumirá com certeza. O tônus, quando sentimos a barriga durinha, é recuperado.
Isso irá acontecer independente do tempo após o parto, por isso se você tem 1, 2, 3, até mais do que isso vale a pena ter um programa especializado. Atendo alunas com todos os tempos e com resultados muito positivos de melhora estética e funcional, melhora da postura, dores, etc.
Então não continue frustrada porque com certeza se você não fizer nada, continuará do mesmo jeito, mas se tiver a disciplina, foco e a força de vontade terá sua barriga de volta com certeza !!!
Recuperação de Pele
A pele é esticada na gravidez por causa do crescimento da barriga. Então inicialmente é normal ter um excesso de pele que volta ao normal se a barriga foi de um tamanho adequado. Mas o que muitas não sabem é que quanto mais a barriga cresce e mais se engordar, mais a pele será estivada e mais desgastada, o que aumenta o risco de surgir estrias e tal pele sobrando. Isso ocorre porque esse tamanho de barriga compromete a volta dela e dá aquele aspecto de “muita” pele sobrando.
Há ainda a influência genética, mas essa também pode ser ligada ao que acontece nos aspectos anteriores – ganho de peso e tamanho de barriga.
Talvez esse seja o seu caso, então vamos entender o que você pode fazer para melhorar essa pele !!!
1.Um programa para a volta da barriga pode ajudar na melhora da pele?
Sim pode!!!
Mas aqui quero deixar claro que os exercícios não terão a função direta de melhorar a pele, mas o interessante é que, à medida em que a musculatura melhora, ela traz a pele porque há uma interligação tecidual interna. Isto é, quando o músculo volta ele puxa a pele, ajudando a também recuperar um pouco mais a tensão da pele.
Em segundo lugar é que os exercícios melhoram a circulação local e com isso, todo o metabolismo e oxigenação tecidual da região melhoram ajudando assim na recuperação e formação de colágeno (a proteína que dá sustentação/firmeza para nossa pele e que foi modificada durante a gravidez).
2. Tratamentos estéticos:
Para atuar diretamente na pele, o indicado mesmo são tratamentos estéticos e dermatológicos. O melhor é avaliar com seu médico e ver o mais qualificados para o seu caso.
Seguem alguns que tem sido tendência para que você entenda, mas deixo claro que esses tratamentos são mais caros do que um programa de exercícios e não direcionados para a parte muscular.
A volta da barriga é um conjunto!!!
Os tratamentos são específicos para a pele e muitas vezes a pessoa gasta dinheiro achando que a barriga durinha vai voltar, mas não volta. Portanto, componente do nosso corpo responde a um estímulo.
Alguns tipos de tratamentos:
- Freeze – Radiofrequência multipolar – elimina a gordura localizada, fortalece e devolve o tônus à pele. Ele estimula a formação de colágeno. Pode ser realizado durante a amamentação, mas com a liberação médica.
- Ulthera – estimula a formação de colágeno.
- Endermologia – estimula a circulação linfática por meio de uma massagem a vácuo. O aparelho associa a massagem de ultrassom com a drenagem linfática, contribuindo para a melhora local da circulação sanguínea e o endurecimento dos tecidos. Esse efeito melhora a flacidez da pele.
- Carboxiterapia – o tratamento injeta gás carbônico sob a pele e esse procedimento melhorara a circulação e a oxigenação dos tecidos. Usa-se também para combater a flacidez pois estimula a formação de colágeno e novas fibras elásticas.
*** Você pode perceber que todos os tratamentos tem a função de melhorar o metabolismo local e estimular a formação de colágeno. O aumento da circulação local de um programa de exercícios localizados no abdomen tem esse efeito também, além de agirem trazendo a pele à medida que a musculatura volta para sua posição.
Qualquer tratamento deve ser feito apenas após uma liberação do seu obstetra e também avaliação do médico que realizará os procedimentos.
O que é ideal se a sua barriga está mole e sobrando pele?
O ideal é a combinação dos 2 tipos de tratamento – a recuperação da parte muscular com os exercícios especializados + recuperação da pele com tratamentos (se essa pele ainda ficar sobrando), em muitos casos algumas alunas ainda conseguem eliminar somente com os exercícios.
Como resultado veja as imagens das minhas alunas:
O programa Mães sem Diástase é especializado e entende cada uma das suas necessidades, clique no botão abaixo para conhecer melhor do programa que elimina essa barriga que ficou de pois da gravidez e te devolve a autoestima, porque você não precisa amargar com uma barriga deformada que te deixa triste.
Clique agora no botão abaixo para eliminar de vez a barriga flácida e a diástase.