Por Gizele Monteiro – Personal Gestante
Diástase abdominal após a gravidez? O que é isso?
Muitas mulheres após darem a luz se deparam com sua barriga num estado de flacidez que não esperavam.
Algumas dessas mulheres desenvolvem durante a gravidez uma diástase que vai além da funcional – a que é normal na gravidez.
A definição de Diástase abdominal é a separação de seu músculo reto abdominal (na verdade são 2 – lado direito e esquerdo); um de seus músculos abdominais comumente conhecido como um dos principais do core (centro do corpo).
A estatística para a diástase abdominal é alta, cerca de 50% das mulheres pós-parto apresentam esta separação dos reto abdominais.
Porque ocorre?
O aumento da pressão intra-abdominal do útero, bebê e estruturas fetais (líquido amniótico, placenta) em crescimento provoca um estiramento e alargamento da linha alba e – que é a linha central que divide e que segura as porções direita e esquerda do músculo reto abdominal (figura 2). Esse é um processo normal e funcional da gestação, porém algumas mulheres esse processo é alterado ou por um espassamento maior ou por um rompimento dessa linha alba.
Vários profissionais dizem que “se a parede abdominal não é forte o suficiente para resistir a esta pressão constante de alongar e sustentar o bebê em crescimento, a linha alba vai rasgar causando uma diástase pós-parto (figura 3), no entanto tenho visto que essa ocorrência também está presente em mulheres com a musculatura mais fortalecida.
Além da aparência indesejada (a flacidez) que ocorre com a diástase, existem desequilíbrios que podem predispor a esta condição. Formam o core os músculos abdominais + os músculos localizados na coluna vertebral. Estes músculos, quando trabalham em harmonia e em conjunto criam uma cinta protetora para sua coluna. Sim, estes músculos servem a um propósito maior do que simplesmente a estética!
Quando o core (esse conjunto de músculos) está funcionando corretamente, eles proporcionam estabilidade para sua coluna durante o movimento, sustentando também o peso da barriga na gravidez.
Então ai é que entram as observações que tenho feito. Muitas mulheres não apresentam equilíbrio nesse conjunto do core. Outros fatores que tenho percebido serem risco de predisposição da diástase é o ganho de peso maior do que o necessário, expandindo mais a musculatura; ou ainda uma barriga que cresce bastante pelo bebê ser maior ou algo natural da pessoa.
Além do aspecto de flacidez que compromete a estética, a diástase abdominal é uma perturbação do sistema abdominal. Ela enfraquece a estrutura geral do tronco e isso leva a dor lombar, quadril, pélvico, e disfunção do assoalho pélvico. Na verdade, um Core (centro do corpo) enfraquecido pode causar a dores ou até lesões de membros inferiores e superiores na prática esportiva. E um problema maior para sua saúde é que seus músculos abdominais fracos podem levar a hérnias abdominais.
Se você tem dúvidas sobre o aspecto da sua barriga, se deseja saber se tem diástase abdominal, que tipo de exercícios pode fazer para recuperar sua auto-estima, seu corpo e sua barriga …
Exercícios após a gravidez ajudam a recuperar não só fisicamente a mamãe, mas mentalmente também. Eles devem ser feitos, mas é necessário um programa de retorno ou início que respeite essas condições.
Programa para a volta da sua barriga:
Faça um treinamento à distância com a personal gestante Gizele Monteiro.
Contatos: fone-whats app (11) 9 9651.8909 | E-mail: [email protected]