Por Gizele Monteiro – Personal Gestante by Gravidez em Forma
À medida que a barriga cresce durante a gravidez, o centro gravitacional do corpo da mulher muda do meio para a frente. Instintivamente, a maioria das gestantes empina um pouco o bumbum para “corrigir” a postura.
Essa compensação gera uma sobrecarga nos músculos da região lombar por causa do aumento de peso e uma mudança na forma de caminhar devido ao alargamento do quadril. Esses músculos na grande maioria das pessoas, incluindo gestantes são fracos e encurtados, o que complica e aumenta o risco da gestante ter dor lombar – a famosa dor nas costas.
“Há sobrecarga nos músculos da região lombar por causa do aumento de peso e uma mudança na forma de caminhar devido ao alargamento do quadril. Tudo contribui para o incômodo que elas podem sentir”, afirma a personal gestante Gizele Monteiro, mestre pela Unifesp em exercícios na gravidez e autora do livro “Guia Prático de Exercícios para Gestantes” (Phorte Editora) e do e-book “Gravidez em Forma” (disponível pelo site gravidezemforma.com.br).
A dor nas costas acomete muitas mulheres na gravidez. Infelizmente poucas sabem que os exercícios aliviam as dores e outros desconfortos.
Um dos fatores que também contribuem para a sobrecarga e dores nas costas é o ganho de peso. Quanto mais peso a gestantes ganha, mais ela tem que carregar mais peso e isso leva a fadiga e consequentemente dores.
Dei uma entrevista para uma matéria bem legal no programa Bem Estar da rede Globo, mostrei alguns exercícios e também posturas que podem ajudar a aliviar as dores. Se for feito no momento certo, logo que o incômodo aparece pode inclusive prevenir a algia.
Vale a pena conferir a matéria – clique aqui:
Quer evitar o ganho de peso excessivo e ter dores nas costas ??!!
Acesse o site www.gravidezemforma.com.br e saiba como ter uma gravidez em forma, com o peso controlado para evitar dores e peso excessivo na gravidez.
Te espero lá!