Por Gizele Monteiro – Personal Gestante by Gravidez em Forma
Da série Bumbum na Gravidez (20): Dor Púbica na Gravidez
A dor pública na gravidez, também conhecida como Dor da Sínfise Púbica.
A dor púbica é específica do período gestacional, isto é, ela aparece durante a gravidez por causa das ações hormonais sobre as estruturas ósseas e seus movimentos.
Os hormônios gestacionais e principalmente a relaxina (hormônio bem conhecido por aumentar a flexibilidade) agem sobre as estruturas ósseas para preparar a pelve para o encaixe do bebê e também o parto, momento em que o grande afastamento dessas estruturas será exigido.
Portanto essa dor ou sensibilidade na sínfise púbica nada mais é que uma condição que o movimento natural. Ela é comum se for dentro de padrões esperados, mas pode ser excessiva para algumas mulheres fazendo com que a Disfunção da sínfise púbica – a disfunção é um grau mais elevado e pode haver um desalinhamento da pelve por causa desse afastamento.
Essa uma das minhas grandes preocupações com os cuidados na seleção e no exagero de exercícios que sobrecarregam essa região da sínfise púbica. A orientação de exercícios na gravidez não é uma brincadeira e uma lesão dessa pode comprometer não só o trabalho de parto da mulher, como também sua saúde futura!!!
Você precisa ter exercícios adequados para cada momento da sua gravidez!!! Os exercícios podem SIM piorar um quadro que é normal. Uma simples dor ou incômodo que é natural dos movimentos ósseos na gravidez pode se transformar em uma disfunção e isso comprometer para sempre não só o alinhamento pélvico, mas também levar a um problema postural e levar a mulher a uma condição de dor após o parto, comprometendo todo o seu bem-estar e os cuidados com o seu bebê.
A frequência com que essa disfunção em diferentes graus pode ocorrer é de uma em cada quatro mulheres grávidas e 7% podem continuar a apresentar sintomas graves após o parto.
E a má notícia !!! Parece que as incidências da dor e disfunção tem aumentado nos últimos anos. Isto não está claro se isso é porque a idade materna média está aumentando, ou porque a condição está sendo diagnosticada de forma mais eficiente.
Eu pela minha prática observo que dores e incômodos são bem comuns em vários momentos da gravidez, porém o cuidado especializado e uma orientação segura para o alívio e também tratamento é muito importante para que ela não piore.
- Lição: busque sempre um personal gestante (profissional especializado) para orientá-la com os exercícios. O fisioterapeuta especializado em obstetrícia atua com o tratamento uma vez que a dor piora ou já está instalada. Se houver algum incômodo em seus movimentos PARE e informe-se o que pode estar acontecendo.