É possível emagrecer na gravidez?

É possível emagrecer na gravidez?

Gravidez De Bem com a Balança

Muitas grávidas engordam muito e se desesperam olhando os quilos aumentando na balança!

Outras engravidam acima do peso e não conseguem controlar mais nada.

Então fica a pergunta: será que é possível emagrecer na gravidez?

São essas perguntas recebo constantemente como especialista em exercícios e bem estar na gravidez e pós-gravidez.

E sei que ronda a cabeça de várias mulheres mesmo sem as vezes expressarem esse sentimento.

Será que isso é possível emagrecer na gravidez?

Sim … é possível, mas temos que entender várias coisas e pra quem isso seria indicado.

“Tradicionalmente” os médicos não gostam de ver mulheres grávidas perdendo peso, mesmo que as mulheres sejam obesas.

As diretrizes de 2009 do Institute of Medicine (IOM) sugerem que mulheres grávidas com sobrepeso ganhem entre 6 e 11 kg, Já grávidas obesas entre 5 e 9Kg ao longo da gravidez.

Por outro lado, crianças nascidas de mulheres obesas têm maior risco de defeitos do tubo neural, defeitos cardíacos congênitos e outros problemas graves.

A maioria das mulheres não perdem peso na gravidez, pelo contrário ganham e se não houver o controle de peso nas mulheres que já sofrem com SOBREPESO e obesidade. Isso é acrescentado aos riscos de saúde tanto para ela, quanto para o bebê.

A grande questão se observar quando se fala em emagrecer na gravidez é o acompanhamento que a mulher terá. Ela só deve fazer se for necessário para sua saúde e do seu bebê e não deve fazer isso sozinha com dietas malucas e alimentação desequilibrada. É necessário uma quantidade de nutrientes e aporte calórico para sua saúde e do bebê.

Acompanhamento com especialistas e saúde – Importantes no processo:

Justamente para desmistificar esse tema vou aproveitar um quadro que foi feito na rede Globo… o quadro Mamãe gentil da jornalista e apresentadora Fernanda Gentil quando esteve grávida.

Aos nossos olhos ela estava com peso adequado, mas seguindo a avaliação da nutricionista e também para padrão corporal dela, ganhou peso rapidamente e mais do que o necessário para fase que estava.

Os quilos extras ganhos no começo da gravidez não eram necessários e se continuasse assim seria difícil o controle até o final. Esse é um erro muito comum! A maioria das gestantes ganha muito peso no começo e depois não consegue ajustar esse ganho por que continua ganhando além do necessário. Esse peso na verdade não é importante pois ele não é do bebê e nem de estruturas gestacionais.

Se você quiser saber mais como não ganhar esses quilos extras acesse o portal Gravidez em Forma – clique aqui). Tenho um curso completo para você entender como acontece o ganho de peso na gravidez.

Na evolução dos episódios, a apresentadora deveria conter o peso ou perder um pouco para equilibrar e manter-se naquilo que era esperado pro período gestacional. (médica e nutricionista acompanhavam e estavam de acordo com o processo.)

Isso foi feito para colocá-la na curva padrão do ganho de peso adequado, não era realmente um emagrecimento e sim um ajuste do peso com acompanhamento de profissionais.

No episódio seguinte ela conseguiu cumprir a meta traçada pela nutricionista e chegar ao peso adequado sem comprometer o crescimento do bebê e também sua saúde.

Uma Nova Visão sobre o peso materno:

Para começar a falar do tema – emagrecer na gravidez, estudiosos começaram seus estudos por mulheres que enfrentam já problemas de saúde, principalmente a obesidade.

Apesar do tema ser recente, há anos já existem médicos e pesquisadores que concordam com a perda de peso na gravidez para mulheres que enfrentam já o problema com seu peso. Eles deixaram claro que isso é para as que precisam.

Um desses médicos é o Dr. Raul Artal, professor e presidente do departamento de obstetrícia, ginecologia e saúde da mulher em Saint Louis University School of Medicine.

Para “começar a estudar” esse tema, Artal e seus colaboradores utilizaram com 96 mulheres grávidas obesas ou obesas mórbidas com diabetes gestacional.

As mulheres no estudo foram divididas em dois grupos:

(grupo 1) apenas dieta – dieta reduzida em calorias

(grupo 2) dieta e exercício – dieta de manutenção de peso e exercício – caminhada por pelo menos 20 minutos após cada refeição.

Resultado: quase metade das mulheres do grupo dieta e exercício mantiveram ou perderam peso, enquanto quatro em cada cinco mulheres no grupo de dieta somente ganhou peso.

Conclusão:

As mulheres que precisam manter o peso ou perder peso durante a gravidez com dieta e exercício têm menos complicações do que aquelas que fazem somente dieta. Definitivamente vemos que mulheres que dão à luz bebês de tamanho normal, tem menor quantidade de complicações, afirma Artal.

É seguro para mulheres obesas emagrecerem na gravidez?

Segundo Christopher J. Glantz, MD, de obstetrícia e ginecologia na Universidade de Rochester. O estudo realizado por Artal é pequeno e limitado para levar a aplicação a todas as mulheres obesas durante a gravidez.

Mas o estudo sugere que o dogma ganho de peso durante a gravidez deve ser re-examinado, diz Glantz.

“Minha própria experiência é que se as mulheres obesas que ganham até 7Kg é benéfico para a saúde dos bebês. Para as mulheres nas categorias mais elevadas de obesidade, não é um problema se perderem peso”.

Importância do exercício no processo:

Artal, autor do estudo, salienta a importância do exercício durante a gravidez, especialmente para as mulheres obesas ou com sobrepeso.

Por isso sabemos que o exercício durante a gravidez é seguro para todas que estão saudáveis e liberadas de complicações.

Se mulheres grávidas obesas podem se engajar em caminhar em um ritmo moderado, será provavelmente mais benéfico que realizar somente uma dieta de baixa quantidade calórica.

“Artal que é um cientista nessa área, afirma ainda que todos nós devemos superar a idéia de que a gravidez é um momento de inatividade. A mensagem deve ser que a gravidez não é um estado de confinamento e que você não deve comer por dois.”

 

A quem se aplica o emagrecimento na gravidez?

Quero deixar claro aqui que esse artigo busca desmistificar conceitos de que o peso não pode ser controlado na gravidez, se houver excesso de ganho.

O emagrecimento não se aplica a todas as mulheres, como observado pelos estudos, mas o CONTROLE DE PESO SIM. E ele pode ser feito de forma saudável. Através alimentação saudável e exercícios especializados (se liberado pelo médico) para as que tem excedido o peso indicado como padrão de saúde – mamãe e bebê.

Além disso, o ganho de peso excessivo tem sido um risco para o desenvolvimento da hipertensão e diabetes gestacional, que colocam mãe e bebê em risco.

Quero também desmistificar que esse peso excedido, não pode ser perdido ou não dá tempo de terminar sua gravidez melhor. Isso é um mito … se for bem orientado dá sim!

Conter o peso em qualquer momento da gravidez, desde que orientado pelo médico, nutricionista e um programa de exercícios especializado para gestantes. Isso será fundamental para que você chegue bem ao final da gravidez e tenha um retorno também mais tranquilo.

“Gravidez não é momento de emagrecimento para quem está com peso adequado e dentro do IMC solicitado pelo médico. Emagrecimento é para as que precisam desse controle”.

Como posso te ajudar?

Como especialista nessa área, desenvolvi Programa de Completo que te ajudará a controlar o peso de maneira saudável. Com exercícios seguros e de acordo com sua fase gestacional.

Clique no botão abaixo para saber mais sobre o programa.

gravidez em forma
Gizele Monteiro

Gizele Monteiro

É a maior especialista em Diástase e recuperação da barriga do Brasil e hoje tem alunas em mais de 70 países. Criadora dos Programas Online Mães Sem Diástase, Gravidez Sem Diástase, Pronta para Engravidar, já ajudou mais de 26 mil mulheres a conquistarem o sonho de ter a barriga reta, reverter a diástase sem cirurgia, sem remédio, sem tratamentos estéticos e nessa transformação recuperarem sua autoestima. Autora do primeiro livro no mundo sobre Diástase - Vencendo a Diástase - Buzz Editora.

Gizele Monteiro

Maior especialista em Diástase e recuperação da barriga do Brasil e hoje tem mamães em mais de 70 países. 

Criadora dos Programas Online Mães Sem Diástase, Gravidez Sem Diástase, Pronta para Engravidar

Já ajudou mais de 30 mil mães a conquistarem o sonho de ter a barriga reta, reverter a diástase sem cirurgia. 

Autora do primeiro livro no mundo sobre Diástase – Vencendo a Diástase – Buzz Editora.

Conheça Nossa Página

Canal do Youtube

Reproduzir vídeo
plugins premium WordPress