Emagrecer após a gravidez

Por Gizele Monteiro – Personal Gestante

 

Emagrecer após a gravidez? É possível?

Muitas mulheres perdem a esperança de terem seu corpo de volta. O que dizem as pesquisas?

 

Emagrecer após a gravidez - by Gizele Monteiro
Emagrecer após a gravidez – by Gizele Monteiro

Uma pesquisa conduzida por médicos do Canadá sugere que o período entre três e 12 meses depois do parto é o ideal para perder os quilos a mais ganhos durante a gravidez.

Infelizmente existe grande retenção de peso após a gravidez. O período inicial, entre 3 e 6 meses as mulheres até se empolgam em perder peso e voltar ao corpo, porém as mudanças no estilo de vida fazem com que a mulher desista no meio do caminho.

Segundo um estudo, publicado na revista especializada ‘Diabetes Care’, as mães que não conseguem perder o excesso de peso dentro de um ano depois do nascimento do bebê, ou engordam neste período, podem correr sérios riscos de saúde.

Os pesquisadores afirmam que esse grupo pode vir a sofrer problemas como hipertensão e outros fatores que provocariam diabetes e doenças cardíacas no futuro.

Havendo outra gravidez nesse período, ela já inicia com um peso acima da anterior.

O estudo revelou que os fatores de risco mais elevados para a saúde das mulheres – observados um ano depois do parto e naquelas que não emagreceram – não foram verificados três meses após o nascimento do bebê.

A conclusão sugere que o período crítico para as mulheres perderem pelo menos uma parte do peso extra ganho durante a gravidez se estende de três a 12 meses depois do parto.

Pesquisadores canadenses acompanharam o emagrecimento depois do parto de um grupo de cerca de 300 mulheres saudáveis. Eles também monitoraram fatores de risco para diabetes e doenças do coração, como a pressão sanguínea, o LDL (colesterol ruim) e a resistência à insulina (hormônio responsável pela redução da glicemia, a taxa de glicose no sangue).

‘A maioria das mulheres não voltou ao peso de antes da gravidez logo depois do parto, e observou-se que o padrão típico é que mais de 80% não fazem isto durante os três meses’, conforme Ravi Retnakaran – pesquisador em diabetes e clínico do Hospital Mount Sinai, de Toronto, responsável pela pesquisa.

Os autores sugerem que, entre 3 e 12 meses, a mulher já deva estar na trajetória do emagrecimento.

Importante ressaltar que isso não é uma questão estética, mas de saúde futura da mulher.

Neste período, médico e paciente devem prestar atenção ao controle do peso, o que poderá ser muito importante para a saúde metabólica e vascular a longo prazo’, afirmou Retnakaran.

 

Perder peso após a gravidez - by Pós-parto em Forma
Perder peso após a gravidez – by Pós-parto em Forma

Ganho de peso:

Por causa do crescimento do bebê, é normal o aumento de peso durante a gravidez. Em média, ao longo dos nove meses de gestação, mulheres costumam ganhar cerca de 20% ou mais de seu peso total.

Depois do parto, as tentativas de perder peso podem ser prejudicadas pela falta de exercícios, pela falta de sono e pela mudança no estilo de vida o que não permite que a mamãe tenha o mesmo tempo para se cuidar.

‘Com um bebê, sem dúvida, você vai ficar ocupada, então não tente correr para dietas e uma rotina extenuante de exercícios’, diz Talbot.

A pesquisa também mostrou que o peso de uma mulher um ano depois do parto é um forte indício de como será seu peso 15 anos depois.

A hipótese, segundo os médicos do Hospital Monte Sinai, é que o efeito cumulativo do ganho de peso durante cada gravidez contribui para que a mulher tenha um risco maior de desenvolver doenças como diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.

“Para voltar ao peso, inclua exercícios de forma equilibrada encaixando atividades como caminhada ou leve o bebê para fazer exercícios”

 

Programa Pós-parto em Forma:

Pós-parto em Forma - treinamento à distância
Pós-parto em Forma – treinamento à distância para fazer em casa ou na academia

Pensando e entendendo todas essas dificuldades, desenvolvi um programa de exercícios para você fazer em casa, usando exercícios especializados e que respeitam o seu corpo e eficientes para voltar ao peso, incluindo sua barriga. O programa é desenvolvido – volta da barriga + volta do corpo.

Inclui teste de diástase e programa que tem os devidos cuidados.

Não perca tempo ! Informe-se agora através do e-mail contato@gizelemonteiro.com.br

Gizele Monteiro

Gizele Monteiro

É a maior especialista em Diástase e recuperação da barriga.
Criadora dos Programas Online Mães Sem Diástase e Gravidez Sem Diástase, já ajudou mais de 15 mil mulheres a conquistarem o sonho de ter a barriga reta, reverter a diástase sem cirurgia, sem remédio, sem tratamentos estéticos...

Gizele Monteiro

Consultora de celebridades e programas de TV.  Se tornou especialista em diástase e recuperação da barriga após a gravidez. Há 20 anos atuando e estudando sobre o controle de peso na gravidez e na volta do corpo da mulher após a maternidade. Fez mestrado na UNIFESP sendo pioneira e referência sobre Exercícios para Mães e Recuperação do corpo após a maternidade no Brasil e na Europa

Conheça Nossa Página

Canal do Youtube

Descubra Como Ter a Barriga Reta Após a Gravidez

Teste da Diástase: Veja como fazer!

Faça o Teste e Descubra se Você tem Diástase

Descubra Como Evitar a Diástase na Gravidez Com essa Série Gratuita