Por Gizele Monteiro – Personal Gestante by Gravidez em Forma
Todas as mulheres devem ganhar peso durante a gestação, no entanto esse ganho deve ser controlado.
Com certeza nenhuma mulher quer engordar na gravidez, mas saber o quanto ganhar e como fazer para controlar esse ganho é uma tarefa que nem sempre é fácil. O exercício físico na gestação é essencial para esse controle do ganho de peso.
O crescimento fetal e a saúde materna podem ser comprometidas com esse ganho de peso. Deve notar-se que o ganho de peso está intimamente ligado ao peso ao nascer do bebê e isso muitas vezes é um forte indicador da saúde e desenvolvimento da criança.
Estudos como o de Leddy et al (2008) mostram que um aumento da taxa de obesidade materna fornece um grande desafio para a prática obstétrica. A obesidade materna pode resultar em resultados negativos para as mulheres e para os bebês, desde a sua formação. Os riscos maternos durante a gravidez incluem diabetes gestacional e pré-eclâmpsia. O feto está em risco de anomalias congênitas e complicações mais sérias que podem levar a morte. A obesidade na gravidez também pode afetar a saúde da mulher e da criança mais tarde. Para as mulheres, estes riscos incluem doenças cardíacas e hipertensão. As crianças têm um risco de obesidade futura e doenças cardíacas. As mulheres e seus filhos tem um risco aumentado de desenvolver diabetes. Ginecologistas-obstetras estão em alerta para prevenir e tratar a obesidade.
A mulher moderna quer realizar exercício físico na gravidez e o exercício bem orientado tem provado ser benéfico e especialmente se algumas orientações forem seguidas.
O que é fornecido abaixo é uma instrução geral e muda de acordo com cada mulher. Tenha sempre uma orientação especializada – um personal gestante – e a liberação médica para a prática de qualquer exercício físico na gravidez.
Diretrizes exercício física na gestação:
– Limite seu tempo de atividade
– Não se exercite em ambientes muito quentes
– Hidrate-se antes, durante e após o exercício
– Evite o clima quente e úmido
– Escolha um horário e local apropriado para realizar exercícios
– Suspender o exercício ao menor sinal de desconforto
– Mantenha sua intensidade entre leve-moderada. De preferência controle sua frequência cardíaca – uma zona segura é não se exercitar acima de 140 bpm
Tenha em mente que uma gravidez saudável e uma Gravidez em Forma é um indicativo de saúde.
Vamos lá !!! Gravidez Feliz e Exercício … seja ativa !!!
*** Quer uma ajuda para controlar o seu peso e não engordar na gravidez??!! Cadastre-se no www.gravidezemforma.com.br
Te espero lá !!!
Gizele Monteiro
Referências bibliográficas: