Exercícios aeróbicos na gravidez

Por Gizele Monteiro – Personal Gestante by Gravidez em Forma

Muitas mulheres utilizam exercícios aeróbicos na gravidez.

Exercícios aeróbicos são um dos tipos de exercícios que podem ser utilizados na gravidez.

Exercícios aeróbicos na gravidez - marcha estacionária
Exercícios aeróbicos na gravidez – marcha estacionária

Mas será que os exercícios aeróbicos são seguros para serem praticados na gravidez?
Sim !!! Existem várias forma que os exercícios aeróbicos podem ser aplicados e utilizados, isto é, várias modalidades, entre elas: caminhada, bicicleta, aulas de ginástica aeróbica entre as diferentes modalidades, hidroginástica, natação, corrida, transport ou outro aparelho ergométrico, etc. Mas será que todas podem ser usadas com segurança na gravidez?

Existem estilos de aulas de aeróbica em grupo que poderiam ser adaptadas para gestantes, no entanto aqui no Brasil isso não é muito difundido. Se a gestante escolher uma aula de aeróbica de baixo impacto, por exemplo, essa aula preparada por um profissional que entenda da fisiologia gestacional e dos devidos cuidados para aplicar os movimentos corretos, poderá ajudar na manutenção da aptidão física.

Mulheres sedentárias, isto é, estavam paradas antes da gravidez, conseguem melhorar sua aptidão na gravidez.

Os exercícios aeróbicos de baixo impacto não envolvem saltitos ou saltos mantendo os pés sempre em contato com o solo. Mantem-se um pé no chão em todos os momentos, de modo que as articulações sejam estressadas pelo impacto. Uma informação importante também é que essa modalidade de exercício aeróbico protege seu assoalho pélvico.

– Eu posso fazer exercícios aeróbicos me exercitar em casa?

Sim !!!

Algumas sequências simples de marcha estacionária com ou sem movimentos de braços já substituem uma caminhada quando não há disponibilidade de local adequado para caminhar ou uma esteira ergométrica.

Ainda existem vários tipos de movimentos que podem ser realizados de forma estacionária … balanceios são um outro exemplo.

Exercícios aeróbicos na gravidez by Gizele Monteiro - caminhada / corrida
Exercícios aeróbicos na gravidez – Gravidez em Forma by Gizele Monteiro – Caminhada / Corrida

Na proposta do programa Gravidez em Forma (clique aqui para o cadastro do treinamento inicial) elaborei aulas para serem feitas em casa ou na academia. Essas aulas mudam conforme as mudanças e necessidades do seu corpo. Antes de iniciar o programa há um mini-curso gratuito e depois um e-book que é um treinamento fantástico antes de iniciar o programa. O que há no programa Gravidez em Forma:

– sequência de aquecimento, relaxamento e alongamento,

– exercícios posturais e de fortalecimento

exercícios aeróbicos específicos para a gravidez

– orientações para prevenção de dores e inchaço

E muito mais bônus … e o melhor !!! Tudo isso no conforto da sua casa.

 

– Cuidados na sua rotina com os exercícios aeróbicos ao longo da gravidez?

Primeiro Trimestre

Os cuidados básicos no primeiro trimestre são com os enjoos e com a temperatura corporal. Para manter-se segura é importante reduzir a intensidade e o volume (o tempo de exercício) na prática principalmente dos exercícios aeróbicos. Use roupas adequadas e confortáveis.

Tenha sempre uma garrafa grande de água com você e beba bastante antes, durante e depois do seu treino.

Ouça o seu corpo em todo momento. Se você se sentir cansada ou tiver alguma tonturas, pare imediatamente.

Segundo e Terceiro Trimestre

Com o crescimento da barriga, principalmente no terceiro trimestre, alguns movimentos já fica prejudicados. A caminhada é uma excelente opção de exercícios e a hidroginástica pode ser outra.

Gizele Monteiro

Gizele Monteiro

É Criadora dos Programas Online Gravidez em Forma e Pós-parto – Mães em Forma que já “ajudou centenas de gestantes a não engordarem e mamães a voltarem ao seu corpo de antes”. Nesse método a diástase tem melhora e a barriga fica reta.

Sobre a Autora

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Gizele Monteiro

“Consultora de celebridades e programas de TV”.  Se tornou especialista em diástase e recuperação da barriga após a gravidez. Há 20 anos atuando e estudando sobre o controle de peso na gravidez e na volta do corpo da mulher após a maternidade. Fez mestrado na UNIFESP sendo pioneira e referência sobre Exercícios para Mães e Recuperação do corpo após a maternidade no Brasil e na Europa. 

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