Exercícios de Kegel na gravidez

Por Gizele Monteiro- Personal Gestante by Gravidez em Forma

 

Acredito que muitas gravidinhas já tenham ouvido falar dos exercícios de Kegel e que esses exercícios são importantes na gravidez.

 

Mas o que são os exercícios de Kegel?

Os exercícios de Kegel, também chamados de exercícios do assoalho pélvico, ajudam a fortalecer os músculos que sustentam o útero, bexiga e intestino.

Esses músculos são importantes na gravidez porque eles sofrem grandes mudanças por ações hormonais para serem preparados para o parto.

Também são muito exigidos por causa do peso do útero com o conteúdo – feto, placenta, líquido amniótico.

 

Porque realizar os exercícios de kegel?

Os exercícios de Kegel tem a função então de manter forte esses músculos que sofrerão todas essas mudanças.

Um outro ponto importante é que o fortalecimento desses músculos durante a gravidez pode ajudar a desenvolver a capacidade de controlar os músculos durante o trabalho de parto.

Tonificar estes músculos também irá minimizar outro problema comuns durante a gravidez – a perda de urina por causa da falta de controle de debilidade desses músculos.

 

Como fazer os exercícios de Kegel?

  1. Há algumas maneiras de localizar seus músculos de Kegel. Você pode inserir um dedo na vagina, e tentar espremê-los (apertá-los) com os músculos que cercam, ou você pode praticar parar o fluxo de urina ao urinar – no entanto, você não pode fazer isso muitas vezes durante a micção porque pode aumentar sua chance de uma infecção urinária. Realize somente uma vez para que consiga entender a ação deles.
  2. Depois de ter localizado os músculos do assoalho pélvico e entender sua ação, contrair esses músculos por 5-10 segundos, em seguida, relaxar, repetir de 5 a 10. Certifique-se de esvaziar a bexiga antes de fazer suas Kegels.

 

Exercícios de Kegel na gravidez
Exercícios de Kegel na gravidez

 

3. Respire normalmente durante os exercícios, e fazer isso 1 a 2 vezes ao dia.

Tente não mover a perna, nádegas ou os músculos abdominais durante os exercícios.

Você pode realizar os exercícios sentada numa cadeira.

 

Exercício de Kegel na gravidez
Exercício de Kegel na gravidez

 

Os exercícios de Kegel também são recomendados após a gravidez para promover a cicatrização perineal, recuperar o controle da bexiga, e fortalecer os músculos do assoalho pélvico.

A melhor coisa sobre os exercícios de Kegel é que podem ser feito em qualquer lugar, e ninguém sabe que você está fazendo.

 

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Te espero lá!!

Gizele Monteiro

Gizele Monteiro

É a maior especialista em Diástase e recuperação da barriga.
Criadora dos Programas Online Mães Sem Diástase e Gravidez Sem Diástase, já ajudou mais de 15 mil mulheres a conquistarem o sonho de ter a barriga reta, reverter a diástase sem cirurgia, sem remédio, sem tratamentos estéticos...

Gizele Monteiro

Consultora de celebridades e programas de TV.  Se tornou especialista em diástase e recuperação da barriga após a gravidez. Há 20 anos atuando e estudando sobre o controle de peso na gravidez e na volta do corpo da mulher após a maternidade. Fez mestrado na UNIFESP sendo pioneira e referência sobre Exercícios para Mães e Recuperação do corpo após a maternidade no Brasil e na Europa

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