Por Gizele Monteiro- Personal Gestante by Gravidez em Forma
Acredito que muitas gravidinhas já tenham ouvido falar dos exercícios de Kegel e que esses exercícios são importantes na gravidez.
Mas o que são os exercícios de Kegel?
Os exercícios de Kegel, também chamados de exercícios do assoalho pélvico, ajudam a fortalecer os músculos que sustentam o útero, bexiga e intestino.
Esses músculos são importantes na gravidez porque eles sofrem grandes mudanças por ações hormonais para serem preparados para o parto.
Também são muito exigidos por causa do peso do útero com o conteúdo – feto, placenta, líquido amniótico.
Porque realizar os exercícios de kegel?
Os exercícios de Kegel tem a função então de manter forte esses músculos que sofrerão todas essas mudanças.
Um outro ponto importante é que o fortalecimento desses músculos durante a gravidez pode ajudar a desenvolver a capacidade de controlar os músculos durante o trabalho de parto.
Tonificar estes músculos também irá minimizar outro problema comuns durante a gravidez – a perda de urina por causa da falta de controle de debilidade desses músculos.
Como fazer os exercícios de Kegel?
- Há algumas maneiras de localizar seus músculos de Kegel. Você pode inserir um dedo na vagina, e tentar espremê-los (apertá-los) com os músculos que cercam, ou você pode praticar parar o fluxo de urina ao urinar – no entanto, você não pode fazer isso muitas vezes durante a micção porque pode aumentar sua chance de uma infecção urinária. Realize somente uma vez para que consiga entender a ação deles.
- Depois de ter localizado os músculos do assoalho pélvico e entender sua ação, contrair esses músculos por 5-10 segundos, em seguida, relaxar, repetir de 5 a 10. Certifique-se de esvaziar a bexiga antes de fazer suas Kegels.
3. Respire normalmente durante os exercícios, e fazer isso 1 a 2 vezes ao dia.
Tente não mover a perna, nádegas ou os músculos abdominais durante os exercícios.
Você pode realizar os exercícios sentada numa cadeira.
Os exercícios de Kegel também são recomendados após a gravidez para promover a cicatrização perineal, recuperar o controle da bexiga, e fortalecer os músculos do assoalho pélvico.
A melhor coisa sobre os exercícios de Kegel é que podem ser feito em qualquer lugar, e ninguém sabe que você está fazendo.
No programa Gravidez em Forma há um tutorial especial falando mais sobre a importância desses exercícios. Adquira agora o programa Gravidez em Forma para não engordar na gravidez e ter todos os benefícios que o exercício pode proporcionar.
Te espero lá!!