Por Gizele Monteiro – personal gestante
Exercícios na gravidez são muito benéficos para mamães e seus bebês, mas nem sempre foi visto dessa forma!
Em um passado não muito distante, as mulheres eram instruídas a evitar o exercício durante a gravidez. Hoje é bem diferente e sabe-se que não só é importante praticar atividades físicas durante a gravidez, mas isso também pode ter um impacto positivo sobre o bebê e mãe.
Manter uma rotina regular de exercícios durante a gravidez pode ajudar muito a mulher permanecer saudável e sentir-se sem desconfortos durante a gravidez.
Exercícios de fortalecimento podem melhorar a postura e diminuir alguns desconfortos comuns, como as dores nas costas e também o cansaço tão comum e que muitas sentem.
Existem evidências que o exercício na gravidez pode prevenir o diabetes gestacional (diabetes que se desenvolve durante a gravidez), aliviar o stress e melhorar mais a condição física que ajuda no trabalho de parto.
A mulher que realizava exercícios antes da gravidez pode continuar sua rotina de exercícios com as devidas modificações e também após a liberação médica atestando que está tudo bem com sua saúde gestacional.
Quem não realizava exercícios antes de engravidar não deve iniciar antes de ter a liberação do seu obstetra.
A recomendação padrão do Colégio Americano de Obstetrícia e Ginecologia é que gestantes realizem 30 minutos ou mais de exercício leve-moderado por dia, com uma frequência semanal mínima de 3 vezes na semana.