Por Gizele Monteiro – Personal Gestante – Gravidez em Forma
Manter uma rotina regular de exercícios na gravidez pode ajudar você a ficar mais saudável.
O exercício na gravidez pode melhorar sua postura e diminuir alguns desconfortos comuns, tais como dores nas costas e fadiga. Há evidências científicas de que o exercício na gravidez pode prevenir o diabetes gestacional, aliviar o stress físico e mental, e desenvolver a resistência necessária para o parto.
Orientações básicas para fazer exercícios na gravidez
- Se você foi fisicamente ativa antes de sua gestação, você deve ser capaz de continuar a sua atividade com intensidade moderada. Antes consulte seu médico!
- Recomendamos que não tente se exercitar em seu nível de aptidão física anterior, em vez disso, faça o que é mais confortável para você agora.
- Os exercícios aeróbicos de baixo impacto como a caminhada são os exercícios mais indicados para este momento.
- Se você nunca se exercitou antes, você pode começar um programa de exercícios na gravidez após a liberação do seu médico. Novamente recomendo a caminhada e exercícios de fortalecimento de intensidade leve e com objetivos posturais, como sendo uma atividade segura para iniciar durante a gravidez.
- O Colégio Americano de Obstetrícia e Ginecologia recomenda 30 minutos de exercícios moderados por dia todos os dias da semana, porém resultados positivos são verificados num programa gestante bem orientado, mesmo com frequência menor.
- Para iniciantes e indicação é que seja feito 2 a 3 vezes semanais.
Em caso de algum desconforto ou sintoma indesejado interrompa o exercício.