Por Gizele Monteiro – Personal Gestante
Nem só de hidroginástica e caminhada é feita a rotina de malhação na gravidez!!!
Apesar de as atividades serem tudo de bom nessa fase da vida, existem outras possibilidades para que as gravidinhas fiquem em forma e cheias de energia… e claro … não engordem na gravidez.
Mexer o corpo na gravidez é garantia de benefícios para a mãe e para o bebê, todo mundo sabe. A explicação é simples: como gerar um filho exige muito do organismo,quanto melhores as condições físicas da mulher, mais tranquilos serão a gestação e o parto. Como bônus, você volta à forma mais depressa depois de dar à luz.
“Estudos comparando grávidas ativas com sedentárias mostram que, além de auxiliar na manutenção e na volta ao peso anterior, o exercício contribui para aliviar a dor nas costas, prevenir e controlar o diabetes e a hipertensão (que colocam a gravidez em risco), melhorar a circulação, diminuir o inchaço e evitar a depressão pós-parto”.
Se houver uma orientação adequada, a lista de atividades possíveis nesse período vai além de aulas de hidro e caminhadas levinhas. Musculação, ioga, pilates e até corrida – para as já praticantes estão liberadas. O ideal é combinar as várias atividades para que programa fique completo: exercícios aeróbicos, de força e alongamento é o ideal para atravessar a gravidez com saúde, disposição e sem stress. Adaptar exercícios, o volume e a intensidade de acordo com seu grau de condicionamento e a fase da gestação será super importante e essa é justamente uma das diferenças do programa que elaborei. O programa Gravidez em Forma atender cada um desses requisitos de segurança que são recomendações de autoridades e pesquisadores internacionais, como o American College Ginecology and Obstetrician.
Também é importante que seu médico autorize a prática dos exercícios!!!
“É possível que o obstetra identifique algum impedimento e coloque restrições, o que pode acontecer mesmo no caso de mulheres acostumadas a treinar”.