Por Gizele Monteiro – personal gestante
Grávida e torcendo pelo Brasil!
A Copa do Mundo traz um monte de mudanças na rotina dos brasileiros, especialmente para as futuras mamães, que precisam seguir algumas dicas para curtirem o evento garantindo a segurança da sua saúde e de seu bebê.
Independentemente se a gestante vai assistir aos jogos pela TV com a família e amigos ou ir ao estádio, as futuras mamães também podem curtir a Copa do Mundo, mas com segurança. A personal gestante Gizele Monteiro dá algumas dicas para que tudo corra bem e que o evento seja apenas motivo de comemorações para todos.
Reunindo amigos e família – assistindo pela TV
Cuidado redobrado com os petiscos e com as guloseimas !!!
• A primeira dica da especialista é o cuidado com os petiscos. Apesar da mudança na rotina, a gestante precisa fazer uma alimentação balanceada e saudável. Sendo assim, aposte em petiscos saudáveis como cenouras, peninos em tiras, frutas, ou até lanches saudáveis. E lembre-se: todo o excesso deve ser evitado. “Evite as comidas gordurosas e os salgadinhos, bem comuns nesses dias. Esses alimentos podem fazê-la inchar e facilmente jogar o seu peso lá para cima”. Cuidado redobrado se você está com diabetes gestacional ou hipertensão pois a maioria desses alimentos contém excesso de açucar e sal.
• A hidratação não pode ser deixada de lado. As grávidas devem apostar no consumo de água antes, durante e depois dos jogos. Os sucos “naturais” também podem ser consumidos, mas, se possível, evite ao máximo os refrigerantes. E resista às bebidas alcoólicas, pois vale lembrar que não existe uma quantidade segura que possa ser ingerida durante a gravidez.
• Como a Copa será realizada no inverno, com um clima bastante instável, evite ambientes quentes e úmidos para manter sua temperatura corporal ideal e se sentir bem. “O calor é perigoso para a saúde da gestante e do bebê,
• Opte por um lugar confortável para sentar e também evite ficar muito tempo em pé, para controlar os desagradáveis inchaços.
• Cuidado com a comemoração dos gols e as fortes emoções – difícil, mas o estresse e a ansiedade, eles não são bons para a grávida e o bebê. “Nada de pulos exagerados ou trancos no corpo, eles podem machucar suas costas ou o quadril”, alerta Gizele.
Se for ao estádio
• A principal dica para a futura mamãe que vai assistir aos jogos in loco é se preparar com antecedência. Como não pode levar alimentos por ordem da Fifa, prefira os lanches mais saudáveis e o consumo de água.
• Para evitar aglomerações, chegue pelo menos uma hora antes do jogo.
• Confira a localização dos banheiros femininos do estádio, pois certamente você precisará visitá-lo durante a partida.
• Escolha modelitos leves e confortáveis. E, como estamos no inverno, não esqueça o agasalho. Caso o tempo apresente possibilidade de chuva, leve uma capa para se proteger. Principalmente no nordeste, essa época tem grande possibilidade de chuva.
• Verifique com antecedência a saída do estádio mais próxima de seu lugar. E, se por um acaso, houver briga ou desordem, dirija-se para a saída o mais rápido possível.
Se seguir esses cuidados, a personal gestante Gizele Monteiro diz que a possibilidade de desfrutar a Copa será muito mais agradável e sem maiores problemas. Até porque, torcer também faz parte do jogo!