Por Gizele Monteiro (Personal Gestante) – matéria para o portal suacorrida.com.br – jornalista Chris Biltoveni
Não tem jeito: o calor excessivo do verão traz incômodos às gestantes – principalmente cansaço e inchaço. “O inchaço ocorre progressivamente ao longo do dia, intensificando-se no final da tarde e no começo da noite”, diz Gizele Monteiro, personal gestante e autora do e-book Gravidez em Forma. “Além de pés e pernas, há outros locais do corpo que também podem apresentar inchaço, como as mãos, o rosto e o nariz”, completa. Segundo a especialista, existem, sim, maneiras de driblar o problema e aproveitar a temporada de calor numa boa. Confira!
- Faça uma alimentação balanceada todos os dias, preferindo comidas leves e saudáveis.
- Aproveite o tempo livre para realizar uma caminhada, de intensidade leve a moderada, sem exageros.
- Mantenha-se hidratada, bebendo água antes, durante e após a atividade física. Vale apostar em sucos naturais, que contêm nutrientes importantes para as gestantes.
- Se você estava sedentária ao engravidar, procure fracionar o tempo da caminhada, realizando pouco tempo várias vezes ao dia – de 10 a 15 minutos, duas a três vezes ao dia.
- Quem já realizava exercícios com freqüência antes da gestação deve manter o tempo de 20 a 30 minutos de forma contínua, podendo realizar a atividade de uma e duas vezes ao dia.
- Se ficar cansada, no outro dia descanse. A proposta da atividade nessa época é apenas sair do sedentarismo, para não ganhar quilos extras (o excesso de peso piora o inchaço).
- Use sempre protetor solar, independentemente do horário do dia. Boné ou chapéu também são adereços interessantes para reforçar a proteção.
- Caminhadas na areia são ótimas. Se a praia for plana, você pode usar a água como resistência. Apenas observe se a resistência da água não está sendo muito cansativo para você.
- Praia de tombo (com inclinação) não é a mais indicada para realizar caminhada. Isso porque a postura não é adequada para gestantes, podendo predispor a dor lombar e pélvica.
Operação – grávidas: verão sem inchaço
Exercícios que amenizam o inchaço
Gizele Monteiro explica que apostar em alguns exercícios simples e rápidos, assim como fazer massagem, é muito importante na prevenção e redução do inchaço. “O movimento de pés e pernas ajuda no retorno do sangue, diminuindo a quantidade de líquidos nas pernas e amenizando o problema”, garante. Veja alguns movimentos sugeridos pela personal gestante.
- Sentada em uma cadeira, estenda suas pernas, deixando-as na linha do quadril. Faça movimentos com os tornozelos para cima, para baixo e circulares.
- Ainda sentada na cadeira, utilize uma bolinha de tênis para realizar uma pressão massageando a planta dos pés. Além da pressão, você também pode deslizar a bolinha sob a planta dos pés. Passe por todo o arco do pé, calcanhares e ponta dos pés.
- Sentada na ponta da cadeira, com os pés apoiados no chão, realize a elevação dos calcanhares. Realize em torno de 10 movimentos a cada hora.
- Em pé, encoste as costas em uma parede e realize a elevação dos calcanhares. Realize de 8 a 10 movimentos a cada hora.