Barriga avental após a gravidez
Uma das alterações que o corpo sofre durante a gravidez e que mais assusta a mulher quando a gravidez termina acontece na barriga.
Após o nascimento do baby, ao ver o resultado daquela barriga grande, muitas se assustam e acham que nunca mais terão a barriga de volta.
E na verdade, dependendo do que aconteceu, poucas conseguem realmente ter sua barriga de volta. As que tem condições optam pelo caminho da cirurgia plástica. Isso porque a barriga fica com um aspecto diferente e ela é chamada de barriga avental (veja a foto).
Foto 1 – barriga avental após a gravidez com excesso de peso
É muito importante entender que alguns cuidados básicos durante a gravidez podem evitar que ela aconteça.
Mas ainda há poucas informações para direcionarem as gravidinhas e mamães a terem um trabalho de forma especializada, seja na gravidez de forma preventiva ou no pós-parto para ajudar a recuperar. Esse é o motivo que estou publicando esse artigo nesse blog e compartilhando em minhas redes sociais – Facebook e Instagram
Também as mulheres tendem a achar que a única saída é uma cirurgia plástica.
Meu objetivo nessa série de artigos é informar quais os caminhos que gravidinhas e mamães podem encontrar.
O que é a barriga avental após a gravidez?
É essa barriga observada na Foto 1 onde fica um excesso de pele com gordura localizada, dando um aspecto caído, pendurado desse tecido.
Porque a barriga avental pós gravidez acontece?
São vários os fatores, vou enumerar para ficar mais fácil.
- Durante a gravidez, à medida em que a barriga cresce (junto com o bebê) há um afastamento dos músculos abdominais, além de se afastarem abrindo na parte central, eles também são alongados – conforme a figura abaixo. Assim que o bebê nasce, essa musculatura alongada e aberta fica flácida, sem força e não volta rapidamente em mulheres que nunca tiveram seus músculos treinados, isto é, músculos fortes.
É exatamente por isso que logo após a gravidez a mulher parece ainda estar com alguns meses de gravidez, conforme a Foto 2.
Foto 2. Barriga pós-parto
Dica 1:
Realizar exercícios antes e durante a gravidez prepara especificamente essa musculatura e ajuda muito a evitar que essas alterações se tornem excessivas, aumentando as chances de a barriga voltar ao normal após o parto. Os exercícios corretos também previnem a diástase, que é o rompimento dessa linha central de sustentação dos músculos abdominais.O rompimento dessa linha compromete a tensão entre os músculos, dificultando a recuperação da musculatura.
É importante que o ganho de peso durante a gravidez siga os padrões adequados, evitando o acúmulo e o armazenamento de gordura em áreas comuns às mulheres, como bumbum, pernas e barriga. Se houver ganho excessivo de peso, essa gordura tenderá a se acumular nessas áreas, especialmente na barriga, o que pode resultar em gordura localizada após o parto e contribuir para o excesso de barriga pendente.
Dica 2
O controle de peso na gravidez é muito importante para evitar essa gordura localizada que provocará a barriga avental. Para controlar o peso a indicação correta é associar uma alimentação saudável e um programa de exercícios especializados.
Eu desenvolvi o programa Gravidez em Forma que tem um combo de 1 e-book + um programa de exercícios para ajudá-las nessa missão de controlar o peso na gravidez. Para saber mais … cadastre-se no gravidezemforma.com.br
A pele é um tecido que sofre bastante durante a gravidez devido à sua grande expansão. Quanto mais peso você ganha durante a gestação, maior é a tensão na pele, especialmente devido ao acúmulo de gordura na região. Após o nascimento do bebê, a A pele fica geralmente flácida e, com o acúmulo de gordura localizado, o tecido pode cair, resultando em algo semelhante a um avental abdominal. Muitas mães relatam a sensação de peso na barriga devido a essa flacidez. Além disso, a quantidade de líquido amniótico na A barriga também pode contribuir para a flacidez da pele. Embora você não possa controlar todos esses fatores da gravidez, pode controlar o ganho de peso. Portanto, minha dica é: faça o que estiver ao seu alcance para evitá-lo
Dica 3
Cuide da pele. Parte dos cuidados com a pele para evitar a flacidez e as estrias é o controle de peso, conforme falei acima. Mas existem cuidados que você pode ter especificamente para a pele, como hidratação e produtos adequados para a barriga.
Hidrate, nutra e busque a orientação de um profissional especializado para cuidar da sua pele.
Quer prevenir dores na gestação? Tenha uma gravidez em forma !!!
CLIQUE AGORA NO BOTÃO ABAIXO e cadastre-se para receber uma mIni série para te ajudar na gravidez