Hiit na gravidez? Pode? – Por Gizele Monteiro – Personal Gestante

Será que os treinos com HIIT na gravidez são uma atividade indicada?
Como comentei no artigo aqui HIIT no pós-parto, esse método é o queridinho do momento.
Tenho acompanhado muitas gestantes nas mídias sociais e algumas declaradamente comentam que usam o HIIT. Outras usam treinos intensos sem saber que podem ser muito parecidos os efeitos sobre seu organismo e do bebê.
Após algumas pesquisas pude verificar que algumas gestantes tem usado esse método e modalidade com o objetivo de controlar o peso na gravidez. Outro objetivo é de não perderem a forma, sua condição física.
Bom, vou começar compartilhando que:
“Segundo as maiores autoridades internacionais sobre prescrição de exercícios na gravidez, a intensidade indicada para a realização de exercícios é leve-moderada e não se indica NUNCA treinos intensos na gravidez.”
Nesse artigo aqui do blog, compartilho os riscos do exercícios intenso para você e seu bebê. Clique aqui para ler!
Proposta do HIIT
E essa então … INFELIZMENTE não é a proposta do HIIT!
Só para revisar, vamos entender o que é e o que significa a palavra HIIT.
O termo é uma abreviação que vem do inglês – High Intensity Intermittent Training, isto é, Treinamento Intervalado de Alta Intensidade. No português não fica tão bonita a sigla não é (risos) ?!
Basicamente o método é composto por uma série de estímulos curtos – exercícios de curta duração, porém em alta intensidade, seguido por um período de recuperação. O foco então é uma sessão curta, com exercícios feitos na maior intensidade possível.
Só com essa informação definitivamente podemos entender que o HIIT não é um método ADEQUADO para ser realizado na gravidez.
Fazendo uma rápida pesquisa, pude observar que muitas gestantes tem mantido sua rotina de treinos intensas na gravidez e mais do que isso, realizam o HIIT, um método que tem como base exercícios curtos, rápidos e intensos.
Intensidade e Exercícios do HIIT
Além da intensidade do método, os exercícios selecionados em nada atendem as necessidades da gestante.
Além do risco que esses exercícios oferecem pela fragilidade das articulações e dos músculos, também oferecem riscos para a nova postura da gravidez.
- movimentos rápidos,
- em ângulos extremos,
- saltos,
- saltos com giros,
- movimentos de abaixar e levantar com burpees
- exercícios de agilidade – com escadinhas ou materiais que ofereçam risco de tropeçar e cair
- abdominais tradicionais, etc, etc …
Nenhum desses exercícios tem relação com as necessidades do corpo da mulher na gravidez!
“Você gestante preciso de um programa estruturado e organizado conforme as mudanças dos meses e trimestres.
Cada fase tem uma necessidade e também mudança e o exercício deve ser escolhido a partir disso e não de acordo com a modalidade que você estava acostumada a praticar!”
O exercício é para o seu bem e não para seu risco!
Você pode ter um programa saudável, equilibrado, que mantenha sua força, sua forma física, seu peso, livre de dores, evite diástase ! Tudo isso é possível!
E é exatamente o que sempre fiz e faço com minhas alunas do programa online Gravidez em Forma.
Te convido a conhecer e perder o medo de mudar!
O programa Gravidez em Forma foi elaborado dentro dos critérios e recomendações de segurança das maiores autoridades internacionais de prescrição de exercícios.
Então clique no botão para seguir e conhecer!