Os primeiros 1000 dias do bebê – teoria

Por Dra. Giovana Portella – Pediatra

 

A teoria dos primeiros 1000 dias do bebê é antiga, mas a sua relevância é cada vez mais estudada atualmente.

Os primeiros 1000 dias vem da soma dos 270 dias da gestação + 365 dias do primeiro ano de vida + 365 do segundo ano de vida.

Vários estudos científicos já apontam que ao oferecer uma alimentação adequada ao bebê desde a gestação até os 2 primeiros anos de vida (270+365+365 dias= 1000 dias), evitando carências nutricionais e o excesso de nutrientes é possível prevenir doenças como hipertensão, diabetes tipo 2 e obesidade na vida adulta.

Os primeiros 1000 dias do bebê - teoria
Os Primeiros 1000 Dias do Bebê – Teoria

A partir do conceito da programação metabólica, que se determina nesses primeiros 1000 dias, estima-se que 80% dos genes de um bebê possam ser programados por estímulos ambientais como a nutrição e atividade física com impacto direto na saúde futura. Sendo que apenas 20% dos seus genes teriam programação exclusivamente genética, sem interferência do meio. Ou seja, “- Mamães, temos muito o que fazer!”

Como exemplos de cuidados nesses dias podemos citar:

  • controle de peso materno,
  • aleitamento,
  • introdução alimentar oportuna e adequada,
  • estímulo a brincadeiras, entre outros.

 

Quer saber mais sobre o tema?

A Dra. Giovana pode ser encontrada no seu instagram – @dragiovanaportella

Gizele Monteiro

Gizele Monteiro

É a maior especialista em Diástase e recuperação da barriga.
Criadora dos Programas Online Mães Sem Diástase e Gravidez Sem Diástase, já ajudou mais de 15 mil mulheres a conquistarem o sonho de ter a barriga reta, reverter a diástase sem cirurgia, sem remédio, sem tratamentos estéticos...

Gizele Monteiro

Consultora de celebridades e programas de TV.  Se tornou especialista em diástase e recuperação da barriga após a gravidez. Há 20 anos atuando e estudando sobre o controle de peso na gravidez e na volta do corpo da mulher após a maternidade. Fez mestrado na UNIFESP sendo pioneira e referência sobre Exercícios para Mães e Recuperação do corpo após a maternidade no Brasil e na Europa

Conheça Nossa Página

Canal do Youtube

Descubra Como Ter a Barriga Reta Após a Gravidez

Teste da Diástase: Veja como fazer!

Faça o Teste e Descubra se Você tem Diástase

Descubra Como Evitar a Diástase na Gravidez Com essa Série Gratuita