Personal Gestante dá dicas para diminuir a ansiedade de grávidas

Por Gizele Monteiro – Personal Gestante by Gravidez em Forma

 

Muitas são as sensações que as gestantes sentem e dentre elas, a ansiedade talvez seja a mais forte, principalmente ao final da gravidez.

A Personal Gestante Gizele Monteiro ensinou alguns exercícios que ajudam nesse controle da ansiedade através do relaxamento e isso ajuda nos dias que antecedem o parto.

“Parece que as horas não passam nos últimos dias que antecedem o parto. A futura mamãe fica mais ansiosa, preocupada e é neste momento que precisa estar mais tranquila e relaxada para a chegada do bebê”.

Personal Gestante - Programa Gravidez em Forma
Personal Gestante – Programa Gravidez em Forma

Como idealizadora do programa de exercícios Gravidez em Forma preparou uma série com alguns exercícios para promover o bem-estar da gestante nos dias que antecedem o parto.

1- Exercícios de alongamento direcionados para:

Região de ombros e pescoço

A. ombros para trás – realizar movimentos circulares lentos e amplos dos ombros – respiração contínua, tranquila e controlada. Esses movimentos podem ajudar a reorganizar a postura e também promover alívio da tensão.

B. região cervical – levar a cabeça para um dos lados com movimento lento. A respiração bem tranquila e controlada.

Exercício de Alongamento para gestantes
Exercício de Alongamento para gestantes

Região do quadril e pernas

A. sentada na cama – estender uma das pernas a frente e projetar levemente o tronco na direção. O movimento dever ser em amplitude confortável. Aproveite para movimentar os pés para frente e para trás.

“O simples fato de parar, sentar confortavelmente e espreguiçar direcionando movimentos da coluna para várias direções já produz uma sensação de relaxamento. Movimentações suaves conduzindo o ombro em círculos para trás também reorganizam a postura dando sensação de alívio de alinhamento”, diz Gizele.

2- Massagem com bolinha de borracha na região das costas – ombros e quadril.

“Pode ser executada com movimentos circulares lentos e com leve pressão por toda a região lateral da coluna, desde cima até o quadril. Caso não haja ninguém para ajudá-la, a gestante pode sentar numa cadeira e realizar pressão suave contra a bolinha. O único inconveniente é que “ela” irá direcionar a bolinha com a mão, pegando e colocando no ponto em que desejar. Mas a sensação de alívio compensa isso”, explica a personal gestante.

Benefícios da massagem
– Promove grande alívio de dores e tensões comuns ao final da gravidez pelo peso e alterações posturais;

– Para o ombro, basta circular a bolinha sobre ele, com pressão suave, promove grande alívio.

– Passar a bolinha sobre a região superior das costas, levando para a lateral do pescoço (cervical).

3- Exercícios de soltura e relaxamento na água

Outra opção é entrar em água (piscina) para apenas relaxar ou flutuar com um espaguete ou material que promova flutuabilidade. “Caso não saiba nadar pode entrar e ficar quietinha apoiada na escada ou borda ou ainda realizar caminhada suave”, finaliza.

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Gizele Monteiro

Gizele Monteiro

É Criadora dos Programas Online Gravidez em Forma e Pós-parto – Mães em Forma que já “ajudou centenas de gestantes a não engordarem e mamães a voltarem ao seu corpo de antes”. Nesse método a diástase tem melhora e a barriga fica reta.

Sobre a Autora

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Gizele Monteiro

“Consultora de celebridades e programas de TV”.  Se tornou especialista em diástase e recuperação da barriga após a gravidez. Há 20 anos atuando e estudando sobre o controle de peso na gravidez e na volta do corpo da mulher após a maternidade. Fez mestrado na UNIFESP sendo pioneira e referência sobre Exercícios para Mães e Recuperação do corpo após a maternidade no Brasil e na Europa. 

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