Por Gizele Monteiro – Personal Gestante by Gravidez em Forma
Pós-parto – exercícios mamãe e bebê. Quais os cuidados que devem ser tomados?
Após a gravidez a vida da mulher muda muito. A logística materna toma conta da vida da mulher e muitas vezes você não tem tempo para cuidar de si. Nessa fase além da adaptação do novo estilo de vida, há também uma fase complicada de aceitação do seu corpo, baixa auto-estima e as vezes até a depressão aparece.
O exercício físico é uma forma excelente de fazer a mulher não só voltar ao seu corpo, mas também dela dedicar um tempo para cuidar de si.
Muitas mulheres, mesmo nesse momento querem estar próximas ao seu bebê e tenho visto um crescimento da procura de exercícios mamãe e bebê.
Mas até que ponto isso é saudável e seguro e será que pode ser realizado?
No programa Pós-parto em Forma by Gizele Monteiro, existem regras e cuidados muito importantes para a prática de exercícios mamãe e bebê.
– Primeiro ponto – cuidados com o bebê – seu bebê não é halter: existem muitos cuidados para envolver o bebê em algum movimento da mãe, mas o primeiro deles é que esse bebê tenha já um controle de cabeça e pescoço – o que acontece a partir de 4-5 meses até 6 dependendo da individualidade do bebê. Bebês antes desse período não devem ser colocados em movimentos.
Nesse caso eles podem estar junto, no ambiente, quietinhos num bebê conforto, carrinho ou outra forma segura.
Tenho visto muitos profissionais que não conhecem essas regras básicas e também tenho visto muitas mães (que claro não tem esse conhecimento) colocarem seus filhos em posturas e posições de risco.
A segurança ao bebê vem sempre em primeiro lugar !!
– Segundo ponto – nunca sacuda o seu bebê ou faça movimentos bruscos e rápidos
O bebê ainda é muito frágil em sua coluna e também no seu tecido cerebral. Jamais faça movimentos sacudindo ou rápidos com seu bebê. Esses movimentos podem provocar o que é chamado de síndrome do bebê sacudido provocando danos e lesão cerebral.
Essa síndrome pode acontecer justamente com esses movimentos rápidos por causa do deslocamento do cérebro do bebê dentro do crânio – o cérebro ainda não ocupa todo o crânio e isso cria um choque nesse espaço que não é preenchido.
– Terceiro ponto – cuidados com a mamãe – seu corpo ainda não está recuperado: o corpo da mulher não volta tão rapidamente após a gravidez. Muitas das alterações permanecem durante um período de 4 a 6 meses e vão retornando aos poucos. Fazer exercícios em que o bebê está envolvido sem pensar na postura, biomecânica, intensidade (pois o bebê pesa), podem levar a mãe a uma sobrecarga e gerar lesões e dores.
A análise minuciosa dos exercícios deve ser feitas por um profissional qualificado, por isso se você deseja praticar esse tipo de programa, busque uma orientação adequada. Jamais copie os exercícios que estão sendo feitos nas redes sociais e por mães ou orientados por profissionais que não tem uma formação como personal gestante.
Quer saber mais sobre o programa Pós-parto em Forma?
O programa foi elaborado para te levar a recuperação da sua barriga e corpo, respeitando sua volta, mas com eficiência e segurança.
Entre em contato:
e-mail : [email protected]
Fone/whats app: 11 9 9651.8909