Muitas vezes ouvimos falar ou perguntar dos riscos do exercício na gravidez. Mas poucos perguntam dos riscos do sedentarismo na gravidez.
Dessa forma, será que o sedentarismo não apresenta riscos também durante a gravidez? Quais seriam os riscos de uma mulher ficar sedentária na gravidez?
Certamente sabemos que o sedentarismo traz muitos riscos para saúde de qualquer pessoa. Hoje estima-se que 70% dos brasileiros são sedentários e com isso temos milhares de pessoas com doenças crônicas, como doença cardíaca, acidente vascular cerebral, câncer, doenças respiratórias, hipertensão e diabetes. Essas doenças são responsáveis por muitas mortes no mundo e no Brasil.
Riscos do sedentarismo para a gestante:
- aumento do risco e da porcentagem de gestantes que desenvolvem doenças como hipertensão e diabetes gestacional, inclusive a pré-eclampsia que coloca em risco a vida da mãe e do bebê.
- gestantes sedentárias ganham mais peso que gestantes que se exercitam. Isso faz com que seu corpo e seu peso demore mais para voltar e as chances de você se manter com sobre peso aumentam também após a gravidez.
- você se sentirá e estará mais pesada, menos ágil e chegará ao final da gravidez com um condicionamento pior,
- pernas mais pesadas e doloridas,
- fica mais inchada e seus pés poderão ficar sem movimento adequado. Esse inchaço também promove mais dor nos pés e nas pernas. Isso acontece porque você não faz o seu sangue circular e o líquido se acumula nas pernas, aumentando o inchaço.
- mais dores nas costas por causa da má postura e também falta de força dos músculos. Uma vez que você não se exercita, seus músculos não estão preparados para suportarem o esforço extra que a gravidez traz. Com isso gera-se mais dores e problemas na coluna.
- ficará ansiosa e normalmente essa ansiedade é descontada na comida. Isso aumentará a chance de você ganhar mais peso.