Nesse post resolvi falar sobre o uso de salto alto após a gravidez porque conheço casos e já tive mamães alunas que tiveram quedas quando usaram.
Nessa semana fui atender uma aluna em consultoria e seu relato me trouxe esse alerta. Ela rolou escada abaixo e nem estava com salto, isso mostra a fragilidade do corpo nesse momento.
Existe risco de usar salto após a gravidez?
Sim, existe!! Não estou dizendo que não possa ser usado, mas alertando que existe um risco ok !!! Vamos entender então o porque!!!
?Na gravidez existem mudanças no corpo da mulher mediadas por hormônios que preparam as articulações para o parto.
Eles agem deixando as articulações mais soltas e moles (vamos entender então – risco maior de torcer seu pé ok). NO PÓS-PARTO – essas mudanças nas articulações não voltam tão rapidamente e com isso você continua com risco de lesão.
?Na gravidez sua barriga aumenta mudando seu centro de gravidade. NO PÓS-PARTO, apesar de não ter mais a barriga, o corpo demora um tempo para se reajustar.
Seu músculo abdominal ainda está fraco e sem controle adequado do seu corpo. Por isso num escorregão ele não controla a reação do seu corpo.
?O salto por si só muda a postura; a gravidez também mudou muito a sua postura. NO PÓS-PARTO se você faz uso frequente de salto, demorará mais para recuperar sua postura natural.
Lembro que a região lombar e as pernas são regiões comuns de queixa de dor.
?Na gravidez há alteração dos receptores sensoriais das suas articulações – você até deve ter percebido isso porque algumas vezes se sentiu estabanada, batendo suas mãos ou deixando um objeto cair.
Essas mudanças ocorrem também nos pés, joelhos, quadril. NO PÓS-PARTO essa sensibilidade e percepção volta aos poucos. O salto alto exige-se uma grande sensibilidade das suas articulações. O risco de pegar um buraco e torcer o pé aumenta consideravelmente.
Procure usar sapatos mais adequados, reduzindo o tamanho do salto ou usando um salto mais grosso e que de mais estabilidade. Estilo-beleza e segurança sempre!