Suco natural – cuidados com o consumo

Texto extraído do Instagram do Dr. Victor Dimor – médico nutrólogo

 

Diariamente procuro posts que compartilham a Hashtag #projetodrvictordimor no instagram e fico muito feliz quando vejo meus seguidores incrementando hábitos saudáveis em suas vidas. Afinal, são mais de 8 mil diversificadas fotos com o mesmo denominador em comum, a saúde.

Saibam que fico muito feliz em contribuir com tão pouco e ver que muitos têm se beneficiado.

Um fato que venho presenciando em larga escala é a substituição dos refrigerantes e sucos industrializados por água e sucos de frutas frescas.

Todavia o que me chama a atenção é a quantidade e os horários em que os mesmos estão sendo consumidos.

Suco de Frutas
Suco de Frutas

 

O objetivo deste post não é redigir uma aula sobre a via de metabolização da frutose-sorbitol, deixo essa oportunidade reservada para reuniões científicas.

Pessoal, primeiramente saibam que a fruta foi feita para ser comida e não para ser triturada/batida/bebida, pois quando fazemos um suco, grande parte das fibras são totalmente destruídas e esse fato nos leva a um aumento rápido da glicemia (açúcar no sangue). Consequentemente o nosso pâncreas é forçado a produzir insulina a montante. Isso durante anos não é bom, ok? (Olá diabetes!).

Em segundo lugar: Quando você faz um suco, você facilmente ingere dúzias de frutas, evento que dificilmente ocorre apenas com a ingesta “in natura”.

Quando você come uma fruta e/ou vegetal você está ingerindo um importante carboidrato, este chama-se frutose. Nos últimos anos seu consumo tem aumentado acentuadamente em virtude do emprego dos adoçantes em produtos industrializados e também com a adesão ao modismo de dietas em redes sociais.

Diferentemente da glicose a qual pode ser utilizada imediatamente como fonte energética nos músculos ou armazenada em forma de glicogenio, a frutose é primariamente metabolizada no fígado e seu excesso sobrecarrega esse órgão da mesma maneira que o abuso de álcool. Este evento pode levar nosso organismo a resistência a insulin, síndrome metabólica, aumento de colesterol e triglicérideso, por fim a obesidade e suas consequências.

Outra variante a ser ponderada é o horário em que esses sucos estão sendo consumidos, pois além do malefício – que venho falando sobre o pico de insulina durante a noite – o ABUSO  de líquidos neste período pode desequilibrar diversos eixos neuro-hormonais (olá fadiga, olá estresse, olá insônia).

Queridos, peguem leve com vocês mesmos …

Este post não é para fazer terrorismo! Não estou dizendo para vocês viverem a base de alface. O intuito do post é apenas retratar o que de mais novo vem sendo discutido sobre medicina preventiva e integrada.

 

Vocês podem achar essa e outras informações no instagram do Dr. Victor Dimor – http://instagram.com/victordimor

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Gizele Monteiro

Gizele Monteiro

É Criadora dos Programas Online Gravidez em Forma e Pós-parto – Mães em Forma que já “ajudou centenas de gestantes a não engordarem e mamães a voltarem ao seu corpo de antes”. Nesse método a diástase tem melhora e a barriga fica reta.

Sobre a Autora

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Gizele Monteiro

“Consultora de celebridades e programas de TV”.  Se tornou especialista em diástase e recuperação da barriga após a gravidez. Há 20 anos atuando e estudando sobre o controle de peso na gravidez e na volta do corpo da mulher após a maternidade. Fez mestrado na UNIFESP sendo pioneira e referência sobre Exercícios para Mães e Recuperação do corpo após a maternidade no Brasil e na Europa. 

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