Olá mamãe, saiba tudo sobre o tratamento da Diástase abdominal, se você recentemente descobriu sobre a diástase, mas ainda tem algumas dúvidas a respeito. Não se preocupe. Eu preparei esse artigo para esclarecer algumas dúvidas.
A diástase abdominal e as suas consequências ainda são muito desconhecidas pelas mulheres. Mas eu vou te explicar melhor sobre, os tipos e os efeitos que ela pode causar na sua barriga e corpo.
Também quero deixar claro que a diástase não é só um fator estético, mas de saúde.
Por isso uma diástase não revertida pode ocasionar muitos problemas para uma mulher, como uma Hérnia de disco, problemas na coluna,…
Ela também é a maior causa da flacidez da barriga e das terríveis estrias.
O QUE É A DIÁSTASE ABDOMINAL:
Quando a mulher engravida pra ter espaço para o bebê na barriga, os músculos retos abdominais se dividem, se abrem em dois. Como na foto abaixo.
Logo depois do parto esse músculo deveria volta ao lugar, levando com ele a pele junto. Pelo menos isso seria o certo, mas em 60% dos casos isso não acontece e aí que está o grande problema.
Então esse espaçamento que fica entre os músculos abdominais é o que chamamos de Diástase.
Como os músculos foram muito esticados e a pele também, essa musculatura toda está muito frágilizada.
E assim você fica com uma diástase que pode deixar a sua barriga deformada.
OS TIPOS DE DIÁSTASE
Existem várias variações de como a sua barriga pode ficar com a diástase.
Esse rompimento ou afastamento acima do natural acontece porque seus músculos não suportaram o grande esticamento que a sua barriga teve.
Mas existem vários fatores que influenciam a diástase, como os músculos abdominais fracos somados a um desequilíbrios do corpo.
Avalia-se a severidade da diástase pela distância gerada entre os músculos: Largura, comprimento e profundidade.
TIPOS DE BARRIGA COM DIÁSTASE ABDOMINAL
Barriga de grávida
É quando a sua barriga parece que está com uns 3 ou 4 meses de gravidez. Em alguns casos a barriga pode estar bem grande parecendo estar com uns 6 ou 7 meses.
Esse tipo de barriga tem uma fraqueza e alongamento da musculatura abdominal muito grande. E normalmente essa barriga parece bem arredondada.
Barriga avental
É quando tem um volume grande e na parte de baixo da barriga faz uma dobra como se realmente fosse um avental.
Essa barriga além da fraqueza muscular, tem uma fragilidade muito grande na parte de baixo.
É comum confundirem esse tipo de barriga com gordura localizada. Principalmente se a mulher estiver acima do peso.
Mas sem dúvida que esse tipo de barriga está ligada a parte muscular, na verdade de toda a debilidade muscular que foi ocasionada da gestação.
Barriga pochete
É quando a barriga fica com um volume grande na parte de baixo e na maioria das vezes na parte de cima nem tem volume. E na parte de baixa da barriga parecesse que você está carregando uma pochete.
Essa barriga tem a parte fraca na região do assoalho pélvico e também na parte baixa abdominal.
É comun quem tem esste tipo de barriga ter escape de xixi, é muito comum essa associação.
Barriga com estômago alto
Sabe quando você come e fica aquela parte alta, super estufada. Ou quando parecesse que depois da gravidez o seu estômago não baixou.
Inclusive algumas das minhas seguidoras falam que já tinham esse estômago alto, mesmo antes de engravidar, mas que com a gravidez tudo piorou.
Essa barriga, assim como as outras, também está ligada a uma grande fragilidade da região abdominal.
Mas esse tipo de barriga também tem bastante associação com a postura.
Porque a postura alterada faz com que a barriga estufe nessa região do estômago.
Barriga com buraco
É quando a barriga tem um buraco. Mas esse buraco pode diferenciar, vamos analisar as diferenças:
A barriga que tem a região umbilical estufada, aberta ou com buraco. É comun associar este tipode barriga a uma hérnia umbilical.
É quando parece que o buraco é um corte na barriga. E esse corte pode ser maior ou menor.
COMO REVERTER UMA DIÁSTASE
É comum as minhas seguidoras me pediram por um exercício que faça a diástase voltar. Mas não existe um único exercício que consiga fazer isso.
A diástase abdominal para ser revertida precisa de um programa de exercícios especializados para fortalecer toda essa musculatura que foi muito fragilizada durante a gravidez. Precisa também fortalecer o períneo e alinhar a postura.
No meu programa eu trabalho esses pontos, de forma que a mamãe cria uma consciência da transformação que o corpo dela teve durante a gestação.
Inclusive eu quero reforçar um ponto muito importante: Mesmo que você tenha tido uma gestação gemelar ou que já tenha se passado anos desde a sua gravidez, mesmo assim a sua diástase pode ser revertida!
Eu tenho alunas que mesmo depois de 15 anos conseguiram fechar a diástase e recuperar a barriga!
Com a técnica que eu desenvolvi de exercícios, eu tenho conseguido resultados maravilhosos com as alunas do programa.
Essas mulheres não apenas recuperaram a barriga como a autoestima!
Eu sei que muitas mulheres por desconhecerem os efeitos que a diástase causa na barriga, acabam recorrendo a dietas, exercícios comuns de academia, tratamentos estéticos, ou até cirurgia.
Mas nenhum desses recursos vai recuperar a sua força abdominal, fechar a diástase, fortalecer o períneo, alinhar a postura e devolver a sua barriga.
Aliás, eu quero te dar uma alerta bem importante!
Exercícios comuns de academia podem estar piorando tudo. Se você não fizer exercícios especiais para fechar a diástase, os exercícios tradicionais que você faz na academia, o pilates, o crossfit ou até mesmo a yoga,… Eles podem forçar essa musculatura que já está muito frágil e agravar mais a diástase.
TESTE DA DIÁSTASE ABDOMINAL
Espero que com esse artigo você tenha conseguido entender um pouco mais sobre a Diástase, a causadora da sua barriga ter ficado deformada, flácida, com estrias, caída,…
Por isso se você ainda não fez o teste da diástase para saber o tipo e tamanho que ela está.
Eu quero te deixar o link do meu E-book gratuito “Como ter a barriga reta depois da gravidez”
Com ele você vai poder fazer o teste da diástase e acabar com qualquer outra dúvida que você tenha sobre o assunto.
Então não espera mais não, esse material que eu preparei é gratuito e tem o passo a passo para você realizar o teste da diástase sozinha e em casa mesmo.
Clique no botão abaixo para receber o E-book com o teste gratuitamente.