Dieta e Gestação – o que evitar na gravidez

Por Gizele Monteiro

Dieta e gestação é um tema muito amplo para ser abordado. Estarei postando frequentemente artigos que

abordam o assunto.

Uma dieta saudável é fundamental para ter uma gestação saudável. Boa nutrição é essencial para garantir que o corpo de uma mãe possa dar ao bebê o alimento que ele necessita para se desenvolver e crescer.

O que evitar na gravidez:

  • Cafeína: algumas autoridades sugerem a limitar café a 3 – 4 xícaras pequenas por dia, alguns como o Departamento de Saúde dos EUA sugere para evitá-lo completamente.
  • Limitar a ingestão de peixe para não mais de 2 porções por semana.
  • Adoçantes artificiais: use com moderação. Evidências mostram que ele pode não ser tão saudável durante a gravidez. Adoçantes à base de:
  • – SACARINA – deve ser restrita por se mostrar permeável à placenta, isto é, ela passa na placenta chegando ao feto, e é pouco excretada pelo feto. O aumento deste produto está associado com tumores malignos e prejuízo no crescimento de crianças.
  • – CICLAMATO – algumas evidências mostram se relacionar com um menor ganho de peso fetal.
  • Chá de Ervas: alguns chás de ervas são seguros para beber durante a gravidez. Estes incluem cascas de frutas cítricas, gengibre, erva-cidreira, laranja e rosa chá do quadril. Evite chá de camomila.
Segue um post apresentado pela Dra. Mirtes Stancanelli no site do nosso programa – Mais Vida Gestantes para esclarecimento sobre o uso de adoçantes na nossa gestação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *