Abdominal tradicional depois da gravidez

Abdominal Tradicional depois da gravidez

Olá mamãe, hoje eu quer falar o porquê você NÃO DEVE fazer o abdominal tradicional depois da gravidez. Principalmente se você já sabe que tem uma diástase com ruptura.

Exercícios abdominais tradicionais não devem ser realizados depois da gravidez sem antes você ter a recuperação de força – tônus dos músculos abdominais e do assoalho pélvico.

Deve-se também avaliar se houve diástase e o nível de comprometimento dessa região.

Os abdominais tradicionais aumentam a pressão sobre o assoalho pélvico, o que não é interessante principalmente na fase de recuperação do pós-parto, além de serem inadequados se você tiver uma diastase.

Os exercícios dessa fase devem ser direcionados para recuperar postura, períneo e sua barriga de forma mais suave.

E também não devem ser feitos durante a gravidez, porque seu corpo está sofrendo forte ação hormonal e biomecânica… seus músculos vão romper dessa forma.

Se ainda duvida que na gravidez os exercícios que projetam a barriga pra baixo ou abdominais tradicionais aumentam a chance de diástase.

O programa Pós-parto em forma não usa abdominais tradicionais e nem pranchas justamente por isso. Eles não só resolvem a diástase, não a fecham (como vc pode ver na verdade abrem a diástase e exatamente por isso não diminuem a diástase).

Os exercícios são especializados e selecionados de uma forma que o efeito de abertura que o abdominal causa não aconteça.

Eu sei que muitas mulheres apostam e se acabam nos abdominais tradicionais! Mas eles pioram a sua diástase e não devolvem a sua barriga.

Abdominal infra com rotação

Esse que trabalha infra (parte baixa da barriga) junto com rotações (cintura), todo mundo acha que irá devolver a cintura e também baixar a barriga, principalmente se for uma pochete que ficam depois da gravidez .

Só que isso não acontece 😰😰😰😰🥺😭😭😭

Você pode abrir mais a diástase ao “torce-la” e fazer uma grande força pra sustentar o tronco por causa da ação no infra.

Esse movimento atua numa função muito desconhecida pela maioria das pessoas. Chama-se “paradoxo do psoas” 🤓🤓🤔🤔🤔

Deixa eu explicar melhor:

Quando os abdominais não tem força pra sustentar uma contração abdominal, esse movimento usa outros músculos ao invés dos abdominais… chamados ílio-psoas … que nesse caso puxam sua coluna lombar do chão. Por isso você não consegue mantê-la no chão.

Isso então força muito sua coluna , alongando os abdominais e exigindo uma força que ele não tem.

Portanto existem opções melhores e “corretas” para recuperar essa região que passou por tanta mudança!

Porque se você estiver com diástase esses exercícios podem “piorar” sua barriga, deixando mais “estufada” e como se você ainda estivesse grávida.

A recuperação da barriga precisa de um programa que recupere gradativamente a função e posicionamento desses músculos.

Abdominal canivete

E o abdominal canivete após a gravidez, pode?

Existem diversas variações para o abdominal canivete. Essa é uma delas:

Abdominal Tradicional depois da gravidez
Abdominal Tradicional depois da gravidez

Por ter uma certa isometria, muitas acham que ele é um exercício adequado para o pós-parto, mas NÃO É!!! (Nem se for somente isométrico – permanecendo no ângulo de ativação 👍?!).

Esse é um exercício de alto nível de força e controle corporal. Por isso NÃO FAÇA, principalmente quando você tem certeza que tem diástase. Ela com certeza ficará pior.

Exercícios para recuperar a barriga depois da gravidez

A melhora da barriga após a gravidez vem por um programa equilibrado e que respeite seu corpo.

Porque entenda que não será apenas um exercício que fará você recuperar a barriga e o corpo que foi muito modificado depois da gravidez.

No meu programa eu trabalho 3 pilares:

  • A volta da força muscular da barriga
  • A melhora e recuperação da postura
  • A recuperação do períneo

A Diástase abdominal pode ser revertida com exercícios especializados. Porém não é qualquer exercício! Não são os exercícios de academia que vão reverter a sua diástase e devolver a sua barriga e acabar com os tantos outros problemas que a diástase pode estar causando no seu corpo.

As vezes algumas das minhas seguidoras me dizem: Gizele, mas eu estou malhando, fazendo dieta… perdi peso… mas a barriga eu não perco…

Por que isso acontece? Porque para o músculo voltar ao lugar e consequentemente a sua barriga voltar como ela era antes da gravidez somente exercícios especializados para diástase podem fazer isso.

Porque os seus músculos foram muito fragilizados durante a gestação.

Então os exercícios errados, como os abdominais, só irão forçar mais ainda o músculo e deixar a sua barriga mais deformada.

E isso serve também para os tratamentos estéticos… eles podem até mascarar e melhorar um pouco a aparência, mas eles nunca vão conseguir trabalhar a força da musculatura que foi perdida e nem devolver a sua barriga. 

A cinta modeladora também não é indicada, porque ela prejudica a diástase e não ajuda na recuperação da barriga.

Porque dependendo do que aconteceu, se você teve diástase, e se você está com a sua musculatura muito fragilizada, essa musculatura não vai voltar sozinha, você precisa exercícios certos e especializados para essa transformação que o seu corpo teve.

Ebook: “Como ter a barriga reta depois da gravidez.”

Para te ajudar a tirar todas as dúvidas que você ainda possa ter sobre a diástase. E também para te ajudar a realizar o teste para saber o tamanho da sua diástase.

Eu preparei esse material gratuito com um passo a passo para o teste onde eu explico bem sobre as medidas que ela pode ter.

Baixe o e-book, faça o teste, reverta a diástase, recupere seu corpo, recupere a sua barriga, elimine os problemas que a diástase pode ter causado no seu corpo e recupere a sua autoestima!

Abdominal Tradicional depois da gravidez


Gizele Monteiro

Gizele Monteiro

É Criadora dos Programas Online Gravidez em Forma e Pós-parto – Mães em Forma que já “ajudou centenas de gestantes a não engordarem e mamães a voltarem ao seu corpo de antes”. Nesse método a diástase tem melhora e a barriga fica reta.

Gizele Monteiro

Consultora de celebridades e programas de TV”.  Se tornou especialista em diástase e recuperação da barriga após a gravidez. Há 20 anos atuando e estudando sobre o controle de peso na gravidez e na volta do corpo da mulher após a maternidade. Fez mestrado na UNIFESP sendo pioneira e referência sobre Exercícios para Mães e Recuperação do corpo após a maternidade no Brasil e na Europa

Cadastre-se para receber

Conheça Nossa Página

Canal do Youtube

Como perder barriga depois do parto

Baixe Agora mesmo Seu E-book Grátis!

O que é Diástase? Como saber se eu tenho? O que fazer se o teste que eu fizer comprovar que estou com Diástase? … São essas respostas que estão detalhadas neste e-book.