Olá mamãe, hoje eu quer falar o porquê você NÃO DEVE fazer o abdominal tradicional depois da gravidez. Principalmente se você já sabe que tem uma diástase com ruptura.
Exercícios abdominais tradicionais não devem ser realizados depois da gravidez sem antes você ter a recuperação de força – tônus dos músculos abdominais e do assoalho pélvico.
Deve-se também avaliar se houve diástase e o nível de comprometimento dessa região.
Os abdominais tradicionais aumentam a pressão sobre o assoalho pélvico, o que não é interessante principalmente na fase de recuperação do pós-parto, além de serem inadequados se você tiver uma diastase.
Os exercícios dessa fase devem ser direcionados para recuperar postura, períneo e sua barriga de forma mais suave.
E também não devem ser feitos durante a gravidez, porque seu corpo está sofrendo forte ação hormonal e biomecânica… seus músculos vão romper dessa forma.
Se ainda duvida que na gravidez os exercícios que projetam a barriga pra baixo ou abdominais tradicionais aumentam a chance de diástase.
O programa Mães em forma não usa abdominais tradicionais e nem pranchas justamente por isso. Eles não só resolvem a diástase, não a fecham (como vc pode ver na verdade abrem a diástase e exatamente por isso não diminuem a diástase).
Os exercícios são especializados e selecionados de uma forma que o efeito de abertura que o abdominal causa não aconteça.
Eu sei que muitas mulheres apostam e se acabam nos abdominais tradicionais! Mas eles pioram a sua diástase e não devolvem a sua barriga.
Abdominal infra com rotação
Esse que trabalha infra (parte baixa da barriga) junto com rotações (cintura), todo mundo acha que irá devolver a cintura e também baixar a barriga, principalmente se for uma pochete que ficam depois da gravidez .
Só que isso não acontece 😰😰😰😰🥺😭😭😭
Você pode abrir mais a diástase ao “torce-la” e fazer uma grande força pra sustentar o tronco por causa da ação no infra.
Esse movimento atua numa função muito desconhecida pela maioria das pessoas. Chama-se “paradoxo do psoas” 🤓🤓🤔🤔🤔
Deixa eu explicar melhor:
Quando os abdominais não tem força pra sustentar uma contração abdominal, esse movimento usa outros músculos ao invés dos abdominais… chamados ílio-psoas … que nesse caso puxam sua coluna lombar do chão. Por isso você não consegue mantê-la no chão.
Isso então força muito sua coluna , alongando os abdominais e exigindo uma força que ele não tem.
Portanto existem opções melhores e “corretas” para recuperar essa região que passou por tanta mudança!
Porque se você estiver com diástase esses exercícios podem “piorar” sua barriga, deixando mais “estufada” e como se você ainda estivesse grávida.
A recuperação da barriga precisa de um programa que recupere gradativamente a função e posicionamento desses músculos.
Abdominal canivete
E o abdominal canivete após a gravidez, pode?
Existem diversas variações para o abdominal canivete. Essa é uma delas:
Por ter uma certa isometria, muitas acham que ele é um exercício adequado para o pós-parto, mas NÃO É!!! (Nem se for somente isométrico – permanecendo no ângulo de ativação 👍?!).
Esse é um exercício de alto nível de força e controle corporal. Por isso NÃO FAÇA, principalmente quando você tem certeza que tem diástase. Ela com certeza ficará pior.
Exercícios para recuperar a barriga depois da gravidez
A melhora da barriga após a gravidez vem por um programa equilibrado e que respeite seu corpo.
Porque entenda que não será apenas um exercício que fará você recuperar a barriga e o corpo que foi muito modificado depois da gravidez.
No meu programa eu trabalho 3 pilares:
- A volta da força muscular da barriga
- A melhora e recuperação da postura
- A recuperação do períneo
A Diástase abdominal pode ser revertida com exercícios especializados. Porém não é qualquer exercício! Não são os exercícios de academia que vão reverter a sua diástase e devolver a sua barriga e acabar com os tantos outros problemas que a diástase pode estar causando no seu corpo.
As vezes algumas das minhas seguidoras me dizem: Gizele, mas eu estou malhando, fazendo dieta… perdi peso… mas a barriga eu não perco…
Por que isso acontece? Porque para o músculo voltar ao lugar e consequentemente a sua barriga voltar como ela era antes da gravidez somente exercícios especializados para diástase podem fazer isso.
Porque os seus músculos foram muito fragilizados durante a gestação.
Então os exercícios errados, como os abdominais, só irão forçar mais ainda o músculo e deixar a sua barriga mais deformada.
E isso serve também para os tratamentos estéticos… eles podem até mascarar e melhorar um pouco a aparência, mas eles nunca vão conseguir trabalhar a força da musculatura que foi perdida e nem devolver a sua barriga.
A cinta modeladora também não é indicada, porque ela prejudica a diástase e não ajuda na recuperação da barriga.
Porque dependendo do que aconteceu, se você teve diástase, e se você está com a sua musculatura muito fragilizada, essa musculatura não vai voltar sozinha, você precisa exercícios certos e especializados para essa transformação que o seu corpo teve.
Ebook: “Como ter a barriga reta depois da gravidez.”
Para te ajudar a tirar todas as dúvidas que você ainda possa ter sobre a diástase. E também para te ajudar a realizar o teste para saber o tamanho da sua diástase.
Eu preparei esse material gratuito com um passo a passo para o teste onde eu explico bem sobre as medidas que ela pode ter.
Baixe o e-book, faça o teste, reverta a diástase, recupere seu corpo, recupere a sua barriga, elimine os problemas que a diástase pode ter causado no seu corpo e recupere a sua autoestima!