Dor nas costas na gravidez

A dor nas costas acomete muitas mulheres na gravidez.

Infelizmente poucas sabem que os exercícios aliviam as dores e outros desconfortos.

Dor nas costas na gravidez
Dor nas costas na gravidez

À medida que a barriga cresce durante a gravidez, o centro de gravidade do corpo da mulher muda e com isso todo o restante do corpo tem que fazer um ajuste.

O movimento natural compensatório do corpo é inclinar o tronco um pouco para trás e isso faz com que a coluna lombar e o quadril sejam forçados, o que resulta em dores nas costas.

Essa compensação gera uma sobrecarga nos músculos da região lombar por causa do aumento de peso e uma mudança na forma de caminhar devido ao alargamento do quadril.

Esses músculos na grande maioria das pessoas, incluindo gestantes são fracos e encurtados, o que complica e aumenta o risco da gestante ter dor lombar – a famosa dor nas costas.

“Tudo contribui para o incômodo que elas podem sentir”, afirma a personal gestante Gizele Monteiro, mestre pela Unifesp em exercícios na gravidez e autora do livro “Guia Prático de Exercícios para Gestantes” (Phorte Editora) e do e-book “Gravidez em Forma” (encontrado pelo site gravidezemforma.com.br).

Em entrevista ao programa Bem Estar da rede Globo, mostrei vários exercícios que aliviam e previnem as dores.  

Também mostrei algumas mudanças ergonômicas que podem reduzir a pressão sobre essa região e evitar a dor nas costas.

Vale a pena assistir o vídeo!

Outra coisa que muitas mulheres não sabem é que a Diástase altera muito na sua postura durante a gravidez e por isso as dores.

Por isso a importância de prevenir a Diástase durante a gravidez e por isso a importância de um programa para fazer essa prevenção.

O QUE É A DIÁSTASE ABDOMINAL?

Quando a mulher engravida pra ter espaço para o bebê na barriga, os músculos retos abdominais se dividem, se abrem em dois. Como na foto abaixo.

3 exercícios para aliviar a dor nas costas das mamães

Logo depois do parto esse músculo deveria volta ao lugar, levando com ele a pele junto. Pelo menos isso seria o certo, mas em 60% dos casos isso não acontece e aí que está o grande problema.

Então esse espaçamento que fica entre os músculos abdominais é o que chamamos de Diástase.

Como os músculos foram muito esticados e a pele também, essa musculatura toda está muito frágilizada.

E assim você fica com uma diástase que pode deixar a sua barriga deformada, e te causar várias outras sequelas no corpo, assim como alterar a postura e causar dor.

Para acessar um programa que te ajude na prevenção das dores acesse o link oficial do programa << Quero conhecer o programa Gravidez em Forma

Assim você vai ter uma gravidez em forma e saudável para evitar dores e peso excessivo na gravidez.

Por isso para te ajudar eu preparei um e-book: “Mamãe sem dor nas costas”

Clique no botão abaixo e baixe o seu material!

Gizele Monteiro

Gizele Monteiro

É a maior especialista em Diástase e recuperação da barriga.
Criadora dos Programas Online Mães Sem Diástase e Gravidez Sem Diástase, já ajudou mais de 15 mil mulheres a conquistarem o sonho de ter a barriga reta, reverter a diástase sem cirurgia, sem remédio, sem tratamentos estéticos...

Gizele Monteiro

Consultora de celebridades e programas de TV.  Se tornou especialista em diástase e recuperação da barriga após a gravidez. Há 20 anos atuando e estudando sobre o controle de peso na gravidez e na volta do corpo da mulher após a maternidade. Fez mestrado na UNIFESP sendo pioneira e referência sobre Exercícios para Mães e Recuperação do corpo após a maternidade no Brasil e na Europa

Conheça Nossa Página

Canal do Youtube

Descubra Como Ter a Barriga Reta Após a Gravidez

Teste da Diástase: Veja como fazer!

Faça o Teste e Descubra se Você tem Diástase

Descubra Como Evitar a Diástase na Gravidez Com essa Série Gratuita