Tradução da Diretriz do ACOG (PARTE 8) – Por Gizele Monteiro – Personal Gestante e Coach de gestantes by Gravidez em Forma
*** Os programas Mais Vida Gestantes – Brasil e Portugal – e os Programas Online Gravidez e Pós-parto em Forma seguem as diretrizes do ACOG e outras autoridades internacionais que pesquisam e buscam a prescrição de exercícios de forma segura e direcionada para as necessidades da gravidez.
Número 650 – Dezembro de 2015.
Comissão de Prática Obstétrica
Este documento reflete os avanços clínicos e científicos emergentes – a data e emissão estão sujeitas a alterações. A informação não deve ser interpretada como um curso exclusivo de tratamento ou procedimento a ser seguido.
Exercício no Período Pós-parto
O período pós-parto é um momento oportuno para ginecologistas-obstetras e outros profissionais recomendarem o inicio e reforçarem um comportamento e estilo de vida saudável.
Retomar a atividade física ou incorporar uma nova rotina com exercícios após o parto será importante no apoio aos hábitos saudáveis ao longo da vida.
Vários estudos indicam que o nível de participação em programas de exercício das mulheres diminui após o parto e isso freqüentemente leva ao sobrepeso e à obesidade (59).
A rotina de exercícios pode ser retomada gradualmente após a gravidez assim que for medicamente segura, dependendo do tipo de parto – vaginal ou cesariana, e a presença ou ausência de complicações médicas ou cirúrgicas. Algumas mulheres são capazes de retomar as atividades físicas dentro de poucos dias do parto.
Na ausência de complicações médicas ou cirúrgicas, não foi encontrado efeito adverso no retorno rápido destas atividades.
Exercícios do assoalho pélvico pode ser iniciado no pós-parto imediato.
Foi demonstrado que o exercício aeróbico regular em mulheres lactantes melhora a aptidão cardiovascular materna, sem afetar a produção e composição do leite, ou o crescimento infantil (60).
Mulheres que estão amamentando devem considerar a alimentação de seus bebês antes do exercício, a fim de evitar o desconforto no exercício da mama ingurgitada (peito cheio).
Mulheres que amamentam também devem garantir uma hidratação adequada antes de iniciar a atividade física.
Veja os posts anteriores com as diretrizes completas!!!