Obesidade e Gravidez – complicações associadas

Por Gizele Monteiro

A obesidade na gravidez pode causar muitas complicações. Essas complicações vão desde a saúde da gestante, saúde do bebê, como também riscos para o parto.

Quanto mais acima do peso a gestante estiver, maiores as chances de complicações ocorrerem na gravidez. Mas há coisas que a mamãe você pode fazer antes e durante a gravidez por ela e também para que seu bebê fique mais saudável!

Para saber se você está com sobrepeso ou obesa, descubra o seu índice de massa corporal (IMC) antes de engravidar. O IMC é um cálculo com base no seu peso e altura.

  • Se você estiver com sobrepeso, seu IMC é de 25,0-29,9 antes da gravidez. Duas a cada 3 mulheres (66%) em idade reprodutiva (15 a 44 anos) estão acima do peso nos Estados Unidos. Não se engane, nossas estatísticas não estão tãooo distantes assim.
  • Se você é obesa, o seu IMC é de 30,0 ou mais antes da gravidez. Cerca de 1 em cada 4 mulheres (25%) é obesa nos Estados Unidos.

Que tipo de complicação o sobrepeso e obesidade causam na gravidez?

  • Antes da gravidez – INFERTILIDADE, dificultando a mulher a engravidar,
  • A pressão arterial elevada e pré-eclâmpsia – uma forma de pressão arterial elevada durante a gravidez. Ela pode causar sérios problemas para a mãe e o bebê,
  • A diabetes gestacional – aumento da glicemia durante a gravidez,
  • Complicações durante o parto e nascimento, incluindo ter um bebê muito grande (chamado grande para a idade gestacional) ou a necessidade de uma cesariana (secção-c)
  • Aborto – quando um bebê morre no ventre antes de 20 semanas de gravidez
  • Natimorto – quando um bebê morre no ventre materno antes do nascimento, mas após 20 semanas de gravidez
Alguns destes problemas, como pré-eclâmpsia, pode aumentar as chances de parto prematuro. O nascimento prematuro é o nascimento antes de 37 semanas completas de gestação. Esta é cedo demais e pode causar sérios problemas de saúde para seu bebê.
Orientações nutricionais e a associação de exercícios físicos são meios importantes para a saúde da gestante. Ambos irão contribuir para o maior bem estar da mamãe e consequentemente do bebê.
*O Mais Vida Gestantes apresenta além do programa gestante e também o programa pré-gravidez e pós-parto para auxiliar as mulheres em qualquer fase. Entre em contato!
Gizele Monteiro

Gizele Monteiro

É a maior especialista em Diástase e recuperação da barriga.
Criadora dos Programas Online Mães Sem Diástase e Gravidez Sem Diástase, já ajudou mais de 15 mil mulheres a conquistarem o sonho de ter a barriga reta, reverter a diástase sem cirurgia, sem remédio, sem tratamentos estéticos...

Gizele Monteiro

Consultora de celebridades e programas de TV.  Se tornou especialista em diástase e recuperação da barriga após a gravidez. Há 20 anos atuando e estudando sobre o controle de peso na gravidez e na volta do corpo da mulher após a maternidade. Fez mestrado na UNIFESP sendo pioneira e referência sobre Exercícios para Mães e Recuperação do corpo após a maternidade no Brasil e na Europa

Conheça Nossa Página

Canal do Youtube

Descubra Como Ter a Barriga Reta Após a Gravidez

Teste da Diástase: Veja como fazer!

Faça o Teste e Descubra se Você tem Diástase

Descubra Como Evitar a Diástase na Gravidez Com essa Série Gratuita