Preparação para o parto e uso de Epi No

Epi no para preparação para o parto

Preparação para o parto – Texto da Fisioterapeuta Sabrina Baracho – UFMG – Especializada em Obstetrícia

 

Epi no para preparação para o parto

“Muitos fisioterapeutas, gestantes e profissionais de saúde que trabalham com Obstetrícia têm me perguntado sobre o uso do dispositivo Epi-No para o alongamento perineal e treino de expulsão.

Por isso, fiz um pequeno texto explicativo sobre o assunto. Confiram!”

 

O que é o EPI-NO?

O EPI-NO, criado na década de 90 por um médico alemão, é um dispositivo composto por um balão de silicone inflável que simula a cabeça do bebê.  O nome vem de “episiotomia não” já que um dos objetivos do dispositivo é evitar a episiotomia, o corte na vagina feito em alguns casos na hora do nascimento.

.

Como é realizado o treinamento com o EPI-NO?

O treino é feito pela insuflação progressiva do balão para que se tenha o alongamento da musculatura do períneo. Com o balão insuflado, é possível ainda treinar a expulsão, simulando a força necessária no momento do nascimento do bebê.

.

Quando pode ser usado?

A gestante pode iniciar o treinamento com o EPI-NO a partir da 37ª semana, após liberação do médico ou enfermeiro obstetra que está acompanhando o pré-natal.

É imprescindível que seja feita uma avaliação das funções musculares antes de dar inicio ao treino para que o fisioterapeuta faça as devidas adaptações de acordo com as condições de cada mulher. As gestantes que têm músculos mais rígidos e com dificuldade de relaxamento, por exemplo, precisam de mais supervisão. Ademais, recomendo a realização de treino de expulsão sem o Epi No previamente ao treino com o dispositivo, pois isso permite ao fisioterapeuta avaliar a coordenação e a qualidade da expulsão de uma maneira mais efetiva. Erros comuns durante a tentativa de expulsão, como o direcionamento errado da força e a contração dos músculos do assoalho pélvico ao invés do relaxamento, não conseguem ser corrigidos somente com o Epi No.

.

O uso do EPI-NO substitui a massagem perineal?

A massagem perineal, realizada a partir da 34ª semana, tem também o objetivo de alongar a musculatura no final da gravidez. Em relação ao EPI-NO, a massagem tem evidências científicas mais consistentes, mas não possibilita o treino da força expulsiva. Apesar de ambos os procedimentos terem o potencial de alongar a musculatura e prevenir lesões no períneo, o seu emprego não é garantia de períneo intacto, pois a ocorrência de lesões está relacionada a vários fatores.

.

O que mais pode ser feito para a preparação do períneo na gestação?

Desde o inicio da gestação, é recomendável realizar exercícios de contração e relaxamento da musculatura de forma supervisionada e de acordo com as condições musculares de cada mulher.  O objetivo dos exercícios é melhorar as funções musculares do assoalho pélvico (tônus, controle, coordenação, força e resistência) que, quando adequadas, protegem contra problemas como a incontinência urinária e as disfunções sexuais. A gestação geralmente é a primeira grande oportunidade para a mulher ter seus músculos do assoalho pélvico avaliados e aprender a fazer os exercícios, que devem se tornar um habito para toda a vida.”

 

Você pode acessar outro artigo esclarecendo um mito muito comum … “Exercícios preparam para o parto?”

 

Entenda mais como você pode estar pronta para o momento mais importante da sua vida … o nascimento do seu(ua) filho(a)!!

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Gizele Monteiro

Gizele Monteiro

É Criadora dos Programas Online Gravidez em Forma e Pós-parto – Mães em Forma que já “ajudou centenas de gestantes a não engordarem e mamães a voltarem ao seu corpo de antes”. Nesse método a diástase tem melhora e a barriga fica reta.

Sobre a Autora

gizele-monteiro-quem-e.png

Gizele Monteiro

“Consultora de celebridades e programas de TV”.  Se tornou especialista em diástase e recuperação da barriga após a gravidez. Há 20 anos atuando e estudando sobre o controle de peso na gravidez e na volta do corpo da mulher após a maternidade. Fez mestrado na UNIFESP sendo pioneira e referência sobre Exercícios para Mães e Recuperação do corpo após a maternidade no Brasil e na Europa. 

Cadastre-se para Receber

Baixe Agora mesmo Seu E-book Grátis!

O que é Diástase? Como saber se eu tenho? O que fazer se o teste que eu fizer comprovar que estou com Diástase? … São essas respostas que estão detalhadas neste e-book.

Cadastre-se para Receber