Treino na gravidez – como deve ser feito?
O treino na gravidez deve ser especial? Será que os exercícios devem ser modificados? Será que existe algum cuidado especial a ser tomado?
Por Gizele Monteiro – Personal Gestante
Vou desvendar algumas das principais dúvidas que normalmente a mulher quando fica grávida passa a ter.
PRIMEIRA DÚVIDA
A resposta da primeira pergunta … O treino durante a gravidez, deve ser feito com mais cuidados. Isso porque todo metabolismo e fisiologia da mulher está modificando semana a semana, mês a mês, trimestre a trimestre.
A desculpa para continuar sem modificar nada, de que GRAVIDEZ NÃO É DOENÇA, não deve ser seguida. Muitas mulheres usam esse argumento para continuar na sua rotina de exercícios sem qualquer mudança. Mas esse comportamento é muito arriscado para o organismo materno, fetal e também no risco de lesões por movimentos não compatíveis com as mudanças do seu corpo.
Por isso, a melhor escolha é um programa especializado.
SEGUNDA DÚVIDA
A resposta da segunda pergunta … Os exercícios devem ser modificados para a segurança fisiológica do bebê e da mamãe, mas também para que não ocorra lesões e diástase por causa de exercícios não indicados.
Veja esse artigo que escrevi sobre a intensidade. A intensidade é uma das modificações que devem ocorrer.
INTENSIDADE DO EXERCÍCIOS – CLIQUE AQUI !
A outra é a biomecânica que é a preocupação com esse exercício não te lesionar ou provocar a diástase.
TERCEIRA DÚVIDA
A resposta da terceira pergunta … Os cuidados especiais a serem tomados são:
- controlar a frequência cardíaca – isso para que o suprimento para o bebê seja mantido, mas também seu coração seja mantido em segurança. Uma Frequência Cardíaca elevada coloca seu coração em sobrecarga, diante das grandes mudanças circulatórias que já estão ocorrendo.
- não realizar abdominais tradicionais – isso aumenta o risco de diástase abdominal.
- a carga em exercícios de fortalecimento deve ser reduzida – isso porque a carga também determina a intensidade fisiológica, além de também sobrecarregar regiões sensíveis e com mudanças estruturais promovidas pelo hormônio relaxina nas articulações.
- evitar exercícios de impacto – por causa do estresse sobre a coluna, assoalho pélvico e centro de gravidade.
- selecione exercícios mais fáceis e simples para sua segurança …
- etc …
Então diante dessas rápidas colocações, podemos entender que não é qualquer exercício ou modalidade que deve ser realizada.
Apesar de hoje a busca da boa forma acontecer também durante a gravidez, e sendo possível ter resultados positivos também para fins estéticos, a direção do programa não pode ser essa, mas deve ser em focar a saúde para que sua estética seja mantida. Mantendo esse foco, acredite, sua estética acontecerá.
E justamente para sua segurança foi que eu idealizei o programa online Gravidez em Forma.
O programa Gravidez em Forma tem uma seleção adequada de exercícios e uma proposta segura nos movimentos e na intensidade do seu treino.
O treino na gravidez deve focar músculos que serão importantes para seu corpo na gravidez e também lá no pós-parto para a volta do seu corpo de forma mais rápida.
Você pode ter mais informações desse programa especializado, clicando no botão abaixo …
O programa Gravidez em Forma vem com o combo do programa Pós-parto em Forma … assim você tem seu programa completo … toda a gravidez até a volta do seu corpo e barriga …
Está totalmente imperdível e você não precisa mais se preocupar em como voltar a forma, ou ficar em dúvida do que pode fazer assim que seu médico te liberar.