Hiit no pós-parto – Por Gizele Monteiro – Personal Gestante
O HIIT – treino intenso – com certeza é o queridinho do momento como método de emagrecimento.
Claro que essa então é uma dúvida comum das minhas alunas … Gizele o HIIT é seguro no pós-parto para voltar a forma?!
Primeiro vou esclarecer o que é e o que significa a palavra HIIT.
O termo é uma abreviação que vem do inglês – High Intensity Intetermittent Training, isto é, Treinamento Intervalado de Alta Intensidade. No português não fica tão bonita a sigla não é (risos) ?!
Basicamente o método é composto por uma série de estímulos curtos e muito intensos – exercícios rápidos, curta duração e em alta intensidade, seguido por um período de recuperação.
O foco então é levar sua frequência lá em cima, na maior intensidade possível, num treino curto (que tem sido “vendido como excelente para uma mãe que não tem tempo).
CUIDADO … NEM TUDO É O QUE PARECE?
Só com essa informação você já pode entender “se esse método é adequado ou não para quem está no pós-parto”.
Vou explicar melhor !!!
- Seu coração
Durante a gravidez seu corpo muda drasticamente. E uma alterações mais intensas acontece em todo seu sistema cardiovascular – coração e vasos são totalmente alterados para bombear, levar – trazer e suportar mais sangue para você e seu bebê.
A volta de tudo isso não é imediata. É gradativa e leva-se em torno entre 6 meses a 1 ano para que esses ajustes voltem ao que era antes da gravidez. Algumas alterações podem nem voltar se não houver um treino específico.
- Ligamentos, ossos e músculos
Além de toda mudança fisiológica temos também as biomecânicas – ossos, ligamentos, músculos e postura – também não voltam rapidamente ao que eram. Principalmente sua barriga!
“Os músculos da sua barriga (todos os abdominais) permanecem fracos e alongados. Muitas desenvolvem a diástase – que deixa sua barriga saliente, estufada e flácida.”
Os ligamentos ainda permanecem soltos, adaptados pelo hormônio relaxina que deixa eles soltos como uma forma de preparar seu corpo para o parto. Inclusive seu quadril também não voltou ainda.
Imagina então aplicar um método intenso para o seu coração e que usa movimentos rápidos e muitas vezes muito dinâmicos?!!
Os treinos com HIIT por vários motivos solicita muito do seu coração e vasos além de todo seu corpo – parte muscular e ligamentar.
HIIT NO PÓS-PARTO E A AMAMENTAÇÃO
Uma preocupação comum da mulher é a amamentação.
O metabolismo do HIIT também é preocupante, afinal enquanto houver amamentação a indicação das autoridades internacionais e dos pesquisadores é de que não se realize exercícios intensos que levem a produção e acúmulo de lactato.
E o HIIT faz isso!
Essa aliás é sua proposta.
O alto nível de lactato pode alterar o sabor do leite e fazer com que o bebê recuse mamar, com isso a ausência do estímulo de sucção a tendência é secar o leite. Veja mais no artigo que escrevi – O exercícios podem prejudicar a amamentação? Clique aqui para ler!
Outros aspectos ainda devem ser considerados como: tipo de parto, histórico de condição física e experiência anterior com esse treino. Definitivamente ele não é um treino para iniciante.
O QUE FAZER? VOLTE DE FORMA GRADATIVA
Bom … já entendemos que o Hiit no pós-parto não é interessante! 🙂
Por mais eficiente que esse método seja, é importante respeitar sua atual condição física e retornar gradativamente.
Seu corpo precisa ser recuperado.
Sua barriga, quadril, períneo, postura! Tudo isso é importante!
Você pode ter um treino totalmente adaptado para mães, para fazer em casa ou na academia!
Conheça mais sobre o programa online Pós-parto – Mães em Forma
Acesse o portal e veja toda a apresentação e também os resultados que o programa apresenta!
Se você deseja saber se tem diástase … Basta se cadastrar no portal – Clique aqui!