Inchaço na Gravidez, como prevenir com a chegada do verão?

Como prevenir o inchaço na gravidez? Por Gizele Monteiro – Personal Gestante

 

Aluna do programa Gravidez em Forma

O calor chegou e come ele o terrível inchaço na gravidez!!

Muitas gravidinhas já começam a sofrer com com dores e cansaço por causa do inchaço.

Conhecido também como edema – ele ataca principalmente as que estão mais ao final da gravidez, ele é ainda maior.

O que é e como acontece o inchaço?

 

O inchaço é comum nas pernas, pés, mãos e até mesmo no nariz e geralmente aparece mais a partir do quinto mês de gestação e piora no final.

 

“Ele é causado pelo aumento do volume de sangue e de líquidos no organismo da mulher nessa fase, o que interfere na circulação sanguínea”.

 

O inchaço dificultando a volta do sangue ao coração e dificulta a circulação.

No verão, tudo piora, pois os vasos sanguíneos dilatam e o corpo incha ainda mais.

No terceiro trimestre também é a fase em que o útero aumenta por causa do crescimento do bebê, comprimindo os vasos da região pélvica, prejudicando o retorno do sangue das pernas.

A ação da progesterona, o hormônio principal da gravidez, favorece a retenção de líquidos na gravidez, mas é também no terceiro trimestre que esse volume atinge seu platô.

Sendo assim, todas as grávidas vão sofrer com o problema?

Sim, toda grávida apresenta inchaço, mas esse deve ser controlado. As atitudes preventivas farão toda a diferença e com isso ele é muito mais tranquilo.

 

Como prevenir o inchaço na gravidez no verão

 

“Uma vida mais ativa – com uma rotina de exercícios – faz você reter menos líquido e inchar menos”.

Exercícios fazem seus músculos funcionarem como uma bomba, fazendo o sangue e líquidos se moverem por seu corpo.

A drenagem linfática realizada desde cedo também ajuda a prevenir o inchaço demasiado.”

Por isso, nada de deixar os exercícios e os cuidados para amanhã.

Exercícios em água como a hidroginástica são interessantes para o inchaço na gravidez, principalmente no verão, pois ajudam a prevenir e reduzir o inchaço.

A pressão hidrostática da água auxilia no retorno do líquido nos vasos sanguíneos e linfáticos, melhorando a circulação e não retendo líquido nas pernas.

Mas junto com ele, faça fortalecimento muscular para as pernas e todo seu corpo.

 

  • Para quem trabalha muito tempo sentada.

Ficar muitas horas sentada é ruim, então, levante-se a cada 1 – 2 horas para se movimentar.

Faça alongamentos da perna, da sua postura para que seu corpo reduza de forma geral o inchaço.

Programa Gestante by Gizele Monteiro

 

“Como o inchaço se intensifica ao longo do dia, vale a pena erguer as pernas por alguns minutos para descansar à noite”. Aproveite para fazer movimentos circulares com os pés e com as mãos (três séries de dez movimentos, para amenizar o desconforto”.

 

Apesar do sintoma ser normal e esperado durante a gravidez, se não for controlado e prevenido você poderá chegar ao final mais inchada, principalmente no verão.

A prevenção é o ideal. O trabalho deve ser preventivo.

Não deixe ficar inchada para procurar ajuda.

A drenagem linfática não fará esse milagre de fazer o inchaço sumir. 

 

Para evitar a melhor forma é a prevenção com drenagem linfática “especializada” e exercícios também “especializados”.

 

Veja essas dicas que preparei para o meu canal no Youtube …

 

Como comentei, os exercícios são parte fundamental na prevenção prevenindo ou amenizando o inchaço.

O programa Gravidez em Forma está elaborado para que você tenha um controle de todos os incômodos comuns da gravidez.

Conheça o programa clicando no botão abaixo …

 

 

Gizele Monteiro

Gizele Monteiro

É Criadora dos Programas Online Gravidez em Forma e Pós-parto – Mães em Forma que já “ajudou centenas de gestantes a não engordarem e mamães a voltarem ao seu corpo de antes”. Nesse método a diástase tem melhora e a barriga fica reta.

Gizele Monteiro

Consultora de celebridades e programas de TV”.  Se tornou especialista em diástase e recuperação da barriga após a gravidez. Há 20 anos atuando e estudando sobre o controle de peso na gravidez e na volta do corpo da mulher após a maternidade. Fez mestrado na UNIFESP sendo pioneira e referência sobre Exercícios para Mães e Recuperação do corpo após a maternidade no Brasil e na Europa

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