Controle de peso para uma Gravidez em Forma

Controle de peso para uma gravidez em forma – Por Gizele Monteiro – personal gestante

 

Palestras Gravidez em Forma

Como ter um controle de peso para ter uma gravidez em forma?

Sempre ouço e vejo mulheres que engordaram muito na gravidez. As vezes até parece que engordar mais de 20 quilos é natural. Mas será que é para ser assim?

Quando falo sobre isso não me refiro apenas a questão estética, mas me refiro também a  sua saúde!

De fato a mulher tem que aumentar o seu peso e esse é distribuído entre o conteúdo feto-placentário e mais os tecidos da mulher que também aumentam como coração, mamas, líquidos, e é claro, a gordura.

Será que existe algum perigo para o aumento do peso exagerado na gravidez, existe riscos para a mulher e para o bebê associados a esse ganho de peso? Sim!  Tanto aumentar muito o peso quanto iniciar a gestação com sobrepeso, obesidade ou ganhar peso excessivo durante, são fatores de risco e podem levar a gestante ao desenvolvimento de hipertensão arterial e pré-eclâmpsia. Há o risco também de desenvolvimento de diabetes gestacional que está associado a um crescimento fetal exagerado (macrossomia fetal). Essas situações podem provocar riscos obstétricos durante o parto e obesidade pós-parto. Cerca de 45% das mulheres obesas no mundo ganharam peso após a gravidez.

 

Como controlar o peso na gravidez?

Essa é uma das grandes dificuldades que muitas gestantes enfrentam e muitas realmente não conseguem entender como fazer esse controle.

Sabemos que a alimentação é essencial no processo, mas como ter uma alimentação saudável? A vida da mulher moderna é tão corrida!! O que pode ser feito para ajudar?

Adotar um estilo de vida saudável com alimentação e exercício é um ponto importantíssimo!

Foi vivendo isso diariamente com minhas alunas que preparei para te ajudar um mini-curso gratuito com 4 palestras em vídeo com várias dicas e informações. As dicas são sobre hábitos saudáveis.

 

Mini-curso – palestras em vídeos

Para acessar as palestras, basta se cadastrar no site.

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Depois é só aguardar e confirmar em seu e-mail para ter acesso total!!!

Espero aqui os comentários do que estão achando e de que forma eu posso ajudar mais a ter uma GRAVIDEZ EM FORMA!

Te espero lá!!!

Gravidez em Forma – mini-curso em videos

Por Gizele Monteiro – personal gestante

 

Um dos passos para uma gravidez em forma é controlar o ganho de peso na gravidez.

Mas como controlar o peso na gravidez?

Gravidez em Forma - controlando o peso
Gravidez em Forma – controlando o peso

Essa é uma das grandes dificuldades que muitas gestantes enfrentam e muitas realmente não conseguem entender como fazer esse controle.

Sabemos que a alimentação é essencial no processo, mas como ter uma alimentação saudável? A vida da mulher moderna é tão corrida!! O que pode ser feito para ajudar?

Foi vivendo isso como mulher e também diariamente com minhas alunas que preparei para te ajudar um mini-curso gratuito com 4 dicas e muita informação em forma de vídeo.

Para acessar, basta se cadastrar no site www.gravidezemforma.com.br

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Espero aqui os comentários do que estão achando e de que forma eu posso ajudar mais a ter uma GRAVIDEZ EM FORMA!

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Abdominais no pós-parto! Quais devo fazer?

Por Gizele Monteiro – personal gestante

 

Exercícios abdominais no pós-parto podem ser realizados? Quais devem ser feitos?

Essas perguntas são comuns pelas mamães que desejam sua barriga de volta. Claro que é possível realizar exercícios abdominais!

Mais que abdominais?

Primeiro vamos definir os exercícios abdominais. Exercícios abdominais são exercícios que acionam os músculos da região abdominal, movimentos ou ações que contraem esse conjunto de músculos.

A maioria das pessoas tem a idéia que exercícios abdominais são aqueles famosos que tiram o tronco todo do chão. Claro que esses também são abdominais, mas são apenas um dos vários exercícios e o ponto é que eles não devem ser feitos por todos e agora chegamos ao ponto … NÃO DEVEM SER FEITOS PELA MAMÃE ENQUANTO ELA NÃO TIVER RECUPERADO PARTE DE SUA FORÇA MUSCULAR, RETORNO DA DIÁSTASE E POSTURA.

No entanto existem níveis e excelentes exercícios para esse início e conforme a mamãe for recuperando o seu corpo vamos mudando esses exercícios.

Está chegando uma nova linha de exercícios que eu particularmente não indico em meus atendimentos e não uso em minhas clientes por vários motivos … são os exercícios hipopressivos ou abdominais hipopressivos.

A recuperação do abdômen pode ser feita de forma saudável e segura por um profissional qualificado para atender a mamães no pós-parto.

Diástase na gravidez e recuperação do abdomen
Diástase na gravidez e recuperação do abdomen

Exercícios como ativação voluntária dos músculos abdominais, exercícios funcionais que acionam o core – de forma segura para o momento e trabalho postural, podem ser os exercícios iniciais.

Os exercícios de ativação do assoalho pélvico devem trabalhar em conjunto com essa ativação abdominal, concentrando-se nos movimentos de abaixamento e fechamento das costelas.

Ativação do assoalho pélvico e fortalecimento abdominal
Ativação do assoalho pélvico e fortalecimento abdominal

 

Se você quer sua barriga da volta, realizamos esse atendimento em consultoria. Entre em contato!

Exercício no pós-parto – prevenindo a dor nos braços da mamãe

Por Gizele Monteiro – personal gestante

 

Fortalecer braços?

Simmmm!!!

É muito importante que as mamães previnam a dor nos braços fortalecendo os braços, ombros e costas no pós-parto.

Os cuidados com o bebê exigirão de toda essa região, sendo que muitas mamães sentem dores e desenvolvem inflamações por uma falta de força e também pela repetição dos movimentos com os cuidados com o bebê.

Por isso mamães, aproveite cada tempinho para realizar algum exercício que possa preparar o seu corpo para esse momento.

Se os cuidados iniciarem na gravidez ficará mais fácil.

Vamos lá?

 

Fortalecimento de braços
Fortalecimento de braços

Melhor personal do ano de 2014 – Sociedade Brasileira de Personal Trainers

Por Gizele Monteiro – personal gestante

 

Todo ano o melhor personal trainer é escolhido pela Sociedade Brasileira de Personal Trainers.

Nesse ano tive a honra e a felicidade de fazer parte do trio finalista, levando uma especialidade – personal gestante ao grupo finalista e a uma visibilidade no mercado.

Os 3 finalistas são os personais:

– Gizele Monteiro

– Brunno Elias

– Eden Carlos

Entrega do prêmio Melhor personal trainer do ano - SBPT
Entrega do prêmio Melhor personal trainer do ano – SBPT

O ganhador desse ano foi o professor Brunno Elias. Agradeço a SBPT pela honra de ter sido uma das finalistas. Isso já é algo muito gratificante e sem dúvida um reconhecimento do todo o trabalho que tenho desenvolvido.

Obrigada a todos que acompanham o meu trabalho e os programas que idealizei – Mais Vida Gestantes e Gravidez em Forma (primeiro programa online para gestantes).

Obrigada a cada profissional que passou pela formação Mais Vida Gestantes.

Obrigada a todas as minhas mamães!! Vocês me ensinam a cada dia o que buscar de informação e como atendê-las melhor.

Cuidando da barriga na gravidez – músculos do core

Por Gizele Monteiro – personal gestante

 

Para cuidar da barriga na gravidez é necessário entender toda a relação entre os músculos do abdômen, costas e quadril. Chamados de Core, exercem várias funções, entre elas postural e de continência urinária. Durante a gravidez é de extrema importância.

– Core, sua importância e exercícios para sua função na gravidez e pós-parto

Core – centro do corpo – tronco e pelve

Core training – ação sobre o conjunto de músculos que controlam o centro do corpo.

Músculos do Core

Músculos do Core

Durante a gravidez há uma grande mudança sobre os músculos do “Core”, não só pelas alterações hormonais e fisiológicas, mas também pelas grandes mudanças biomecânicas impostas pelo bebê que cresce dentro do útero. É claro que essa volta e recuperação no pós-parto não acontece imediatamente e por isso deve ser respeitada.

Os exercícios que trabalham os músculos do core tem função muito importante sobre o controle postural, ajudando a manter ainda a estabilidade da coluna e prevenir dores, as tão indesejadas dores nas costas que gestantes e mamães normalmente sentem.

Além disso, ajudam a manter as funções do assoalho pélvico as quais vão sendo modificadas por ação hormonal durante a gravidez para preparar essa região para o trabalho de parto, portanto esses músculos vão ficando mais fracos e de certa forma mais soltos (com um tônus muscular diminuído) e os exercícios para o core auxiliam na manutenção desse controle.

A bola suíça é um excelente material para usar com a gestante (desde que se sinta confortável com esse material) porque por sua instabilidade aciona naturalmente essa função do core, para que a gestante se mantenha sentada e em equilíbrio, além disso ela é confortável para sentar-se porque molda-se ao corpo, ajustando-se na região do quadril, facilitando também o alinhamento postural.

Exercícios respiratórios adequados (sem bloqueios ou ventilações exageradas) para a grávida e para a recém-mamãe, com a atenção na movimentação das costelas, ação dos músculos abdominais e do assoalho pélvico serão excelentes para a ação conjunta do core, não se esquecendo sempre da postura alinhada e reorganizada para tais exercícios, pois essa alinhada já se inicia a relação profunda de todo esse core.

Assoalho pélvico

Assoalho pélvico

A manutenção da ativação abdominal, à medida que eles vão sendo alongados na gravidez ajudam no próprio controle postural, e dessa forma inicia-se o ciclo essencial para o bom desempenho de todo esse core, postura, manutenção de uma boa respiração e prevenção de dores.

A prática de exercícios respiratórios e em alinhamento postural ajudar a promover a atividade coordenada de todo esse conjunto de músculos.

Personal Gestante Gizele Monteiro finalista do Prêmio Melhor Personal Trainer do Ano

Melhor Personal Trainer de 2014 – Sociedade Brasileira de Personal Trainer

 

Com muita alegria estou concorrendo ao prêmio de melhor Personal Trainer pela SBPT. Você também pode votar e me ajudar a ser a vencedora!

Passos:

1 – curtir a página – http://www.alliancefitness.com.br/cbpt/

2 – votar em – http://www.alliancefitness.com.br/cbpt/premio/

GIZELE MONTEIRO

 

Gizele Monteiro - melhor personal trainer do ano - SBPT
Gizele Monteiro – melhor personal trainer do ano – SBPT

 

Exercícios para melhorar o inchaço na gravidez

Por Gizele Monteiro – personal gestante

Muitos não sabem mas exercícios são excelentes para melhorar o inchaço na gravidez. 

O inchaço, conhecido também como edema, é mais comum a partir do final do segundo trimestre de gravidez. Ele pode piorar em dias de calor. Nesses dias a gestante piora, devido a uma dilatação dos vasos sanguíneos. Com isso, o sangue passa a circular mais devagar, fazendo com que o corpo retenha mais líquidos que nos outros dias.
Elaborei algumas dicas para ajudar as mamães a melhorarem o quadro.
Exercícios e massagens que auxiliam a amenizar o inchaço:
“Exercícios e massagens são muito importantes na prevenção e redução de inchaço. O movimento de pés e pernas ajuda no retorno do sangue, diminuindo a quantidade de líquidos nas pernas e amenizando dessa forma inchaço acontecer”, diz a personal gestante.
– Estique suas pernas em uma cadeira, deixando-as na linha do quadril. Faça movimentos para cima, para baixo e circulares com os tornozelos.
Movimento para aliviar o inchaço dos pés
Movimento para aliviar o inchaço dos pés

– Sentada numa cadeira, com uma bolinha de tênis ou borracha, faça movimentos circulares lentos ou pequenas pressões por toda a coxa e também nos pés. Além de ativar a circulação da região, ajudará também a relaxar a musculatura, evitar ou melhorar o cansaço que as gestantes sentem nas pernas.

Gizele Monteiro - Programa Gestante - Gravidez em Forma
Gizele Monteiro – Programa Gestante – Gravidez em Forma
Acesse o site Gravidez em Forma e tenha mais dicas para controlar o seu peso e também melhorar o inchaço. Uma alimentação saudável também fará uma boa diferença.
As dicas são gratuitas e basta se cadastrar para ter acesso aos videos.
Te espero – acesse www.gravidezemforma.com.br