Exercícios de Alongamento para Grávidas – videos

Por Gizele Monteiro – personal gestante

Exercícios de alongamento são importantes para a manutenção da postura e também prevenção de dores, principalmente as dores nas costas e no quadril. Nessa série de videos a professora Maria Militão, dá dicas de exercícios de alongamento para músculos importantes para a postura e prevenção de incômodos e dores que podem ser comuns durante a gestação.

As dicas estão em videos simples e rápidos gravados no Guia da Grávida pela TV Gazeta.

Acesse os links, veja os videos e tire suas dúvidas.

Guia da grávida – exercícios físicos

Guia da grávida – coluna (relaxamento)

Guia da grávida – coxas (alongamento)

Saiba mais sobre um programa de prevenção de dores vistando o site do programa Mais Vida Gestantes – www.maisvidagestantes.com.br – e-mail – [email protected] ou fone – (11) 9 9651.8909 / 7871.4162.

Personal Training para Gestantes e Mulheres no Pós-parto

Por Gizele Monteiro – personal gestante

Personal training para gestante e mulheres no pós-parto – UMA NOVA ÁREA DE ATUAÇÃO!

Tanto a gravidez quanto o pós-parto são momentos em que a aplicação do exercício de forma personalizada é a mais indicada, pois isso possibilita – durante a gravidez – resguardar a gestante e o bebê de uma atividade intensa e no pós-parto o controle da carga e da atividade para que não comprometa a recuperação da mãe afetando o aleitamento.

Exercícios pós-parto com Gizele Monteiro - personal gestante
Exercícios pós-parto com Gizele Monteiro – personal gestante

O Personal Trainer deverá ser especializado, chamado PERSONAL GESTANTE – deverá ter um profundo conhecimento das mudanças corporais e fisiológicas da gestante.

O exercício físico hoje é considerado terapêutico para várias doenças e distúrbios pela sua ampla ação metabólica e hormonal e durante a gravidez também tem uma ação preventiva muito importante.

Situações de risco que ocorram nesse período como diabetes, hipertensão ou até mesmo a depressão pós-parto já são liberadas pelos médicos para a realização de exercícios.

As pesquisas realizadas por vários estudiosos nacionais e internacionais mostram os efeitos positivos do exercício bem orientado sobre a saúde da mulher em qualquer um dos casos citados e também na prevenção para as saudáveis.

Programa Mais Vida Gestantes – exercícios na Gravidez e Pós-parto – com atendimento personalizado e totalmente especializado.

Saiba como controlar seu peso durante a gravidez e como ter o seu corpo de volta no pós-parto – acesse www.gravidezemforma.com.br

E-mail – [email protected] ou fone – (11) 9 9651.8909 / 7871.4162.

Benefícios dos exercícios de Alongamento na Gravidez e Pós-parto

Por Gizele Monteiro – personal gestante

Os exercícios de alongamento na gestação ou no pós-parto devem priorizar alguns grupamentos musculares:

1 – a musculatura dos membros inferiores e do quadril

2 – musculatura da região lombar – para prevenir e amenizar a dor lombar

3 – musculatura paravertebral: alongamento e soltura, principalmente da região lombar

Alongamento na gravidez
Alongamento na gravidez

4 – membros superiores e tronco – devido as mudanças posturais essa região é bem afetada, tanto para a tendência ao encurtamento da musculatura do peitoral, quanto a nova projeção dos membros superiores consequência da própria ação que ocorre na região torácica.

Os exercícios de alongamento devem ser incluídos num programa de exercícios tanto de gestantes quanto mulheres no pós-parto.

Além do relaxamento que eles podem proporcionar, eles também são importantes para manutenção e organização postural durante a gravidez e no pós-parto auxiliam no retorno da postura ao estado anterior a gestação.

A postura da mamãe fica muito comprometida por todas as alterações que ocorreram na gravidez e pelos novos movimentos dos cuidados com o bebê. É comum aparecerem dores que a mamãe nunca sentiu na gestação.

Programa Gestante – atividade física especializada para mamães

Por Gizele Monteiro – Personal Gestante

Programa Gestante – Mais Vida Gestantes – Exercícios na Pré-gravidez, Gravidez e Pós-parto

O programa gestante tem crescido no mercado e tem ganho um espaço importante, conscientizando as mamães, a mídia, oe médicos e profissionais quanto a necessidade da adaptação dos exercícios para esse grupo.

Gizele Monteiro - capa revista Negócio&Fitness
Gizele Monteiro – capa e matéria do programa gestante – revista Negócios&Fitness

Hoje a busca da boa forma acontece também durante a gravidez.

A maioria tenta manter a saúde e a beleza, mesmo sabendo das alterações do corpo.

O programa Mais Vida Gestantes idealizado pela personal gestante Gizele Monteiro, veio inovando e preocupado com a qualidade de atendimento que as mulheres nesse período recebem.

A elaboração de um programa específico e não misturado com outras pessoas faz toda a diferença.

Nos anos de 2011 e 2012, a personal foi destaque em matérias da revista Negócios&Fitness, sendo capa e tratando do tema alertando profissionais e academias sobre esse novo direcionamento do mercado.

Gizele Monteiro capa e entrevista do programa pós-parto - revista Negócio&Fitness
Gizele Monteiro capa e entrevista do programa pós-parto – revista Negócio&Fitness

 

O programa conta com:

– Ginástica especial para gestantes – composta por exercícios localizados, alongamentos, relaxamentos, treinamento funcional, entre outras atividades; sempre realizada em pequenos grupos para manter a qualidade e segurança.

– Atendimento Individual – pode variar com a parte cardiovascular em esteiras e bicicletas, exercícios localizados, trabalhos posturais, alongamentos e se o médico liberar até a musculação pode compor o programa criado individualmente para cada gestante.

E nesse ano de 2014 a personal está lançando o e-book Gravidez em Forma!

Além do e-book abriu um novo espaço para ajudar as mamães com dicas de bem-estar, saúde, alimentação, exercícios, entre outros temas.

Saiba mais sobre nossos atendimentos:

www.maisvidagestantes.com.br

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Gestação Ativa – benefícios e efeitos do exercício no organismo materno

Por Gizele Monteiro – personal gestante

Uma gestação ativa traz inúmeros benefícios para o organismo materno.

A gravidez impõe a mulher uma série de modificações em seu estilo de vida. O aumento do peso e as mudanças posturais levam gradativamente a diminuição da atividade física e com isso os níveis de aptidão física.

Gizele Monteiro - programa Gravidez em Forma
Gizele Monteiro – programa Gravidez em Forma

Desta forma, é interessante que as mulheres realizem exercícios físicos neste período. No entanto, há uma necessidade de alterações nos programas de exercícios. Esse exercício deve ser direcionado às novas condições endócrinas, cardiorrespiratórias e posturais do período gestacional, e para isso o acompanhamento de profissionais especializado e que entende essas mudanças é primordial.

Gravidez em Forma - Gizele Monteiro
Gravidez em Forma – Gizele Monteiro

Neste momento a individualidade da gestante deve ser respeitada para não colocar em risco o binômio mãe-feto.

Os benefícios de exercícios físicos bem orientados são diversos e atingem diferentes áreas do organismo materno:

– redução e prevenção de dor lombar – uma principais queixas e atingem cerca de 50% das mulheres,

– melhor controle do ganho de peso gestacional,

– controle da pressão arterial,

– diminuição do inchaço (edema),

– melhorar ou manter a aptidão física,

– atua na melhora da saúde psicológica, como auto-imagem, ansiedade, bem-estar e humor.

– estudos têm documentado a diminuição de riscos de diabetes gestacional e pré-eclâmpsia em mulheres que mantêm maiores níveis de atividade física antes e durante a gestação.

Com todos esses efeitos e benefícios a gestante manter um estilo de vida ativo proporciona uma gravidez saudável e uma recuperação mais rápida no pós-parto.

Pensando nisso a personal gestante elaborou o e-book Gravidez em Forma. O site do e-book conta com dicas para que as mamães controlem o seu peso e tenham um estilo de vida saudável e ativo.

Acesse www.gravidezemforma.com.br

Atendimentos – [email protected] ou fone – (11) 9 9651.8909 / 7871.4162.

REFERÊNCIAS:

ACOG (American College of Obstetricians and Gynecologists). Committee on Obstetric. Exercise during pregnancy and the postpartum period. Pratice Bulletin. Number 267. Am Col Obstet Gynaecol. 2002; 99:171-173.

JOINT SOGC/CSEP CLINICAL PRACTICE GUIDELINE. Exercise in pregnancy and the postpartum period. JOGC.2003; 129:1-7.

Programa de Exercícios na Gravidez e Pós-parto

Programa MAIS VIDA GESTANTES® – EXERCÍCIOS NA GRAVIDEZ E PÓS-PARTO

O Mais Vida Gestantes® nasceu do desejo de ter uma prescrição de qualidade e um atendimento diferenciado para a mulher nos períodos de Gravidez e Pós-parto.

Diferente do que há no mercado a partir da qualidade do profissional, não é uma assessoria, mas um empresa focada no atendimento da mulher, preparando-a para o período Gestacional.

Personal gestante Gizele Monteiro - exercícios na gravidez
Personal gestante Gizele Monteiro – exercícios na gravidez

Entendendo todas as transformações no corpo da mulher durante a gestação buscamos atender suas necessidades, respeitar seus limites e mudanças corporais e atuar na prevenção de desconfortos e doenças que podem ocorrer nesse período, tanto no período gestacional como no Pós-parto.

Com profissionais altamente qualificados e materiais de atendimento exclusivos para nossas clientes buscamos a excelência na área.

Nossa Missão:

Promover o bem-estar da mulher durante o período gestacional por meio de um programa de exercícios físicos seguro e eficaz com equipe de profissionais treinados e capacitados, comprometidos com a ética da Educação Física e Obstetrícia, garantindo a excelência no atendimento à gestante.

Essa missão se mantém para a mulher que deseja engravidar e também no pós-parto.

Conheça mais visitando nosso site www.maisvidagestantes.com.br

– atendimento presencial com personal gestante

– treinamento à distância com personal gestante elaborando as planilhas de treino

– programa online – receba gratuitamente as dicas elaboradas pela personal gestante – Gizele Monteiro

 

  • PROGRAMA GESTANTES e PÓS-PARTO
Respeita  as alterações corporais durante a gravidez e o retorno das funções pré-gestacionais.
 

Contatos: telefone – (11) 9 9651.8909

E-mail: [email protected]

Planejamento da Gravidez: programa de exercícios e tecnologia para ajudar

Profa. Ms Gizele Monteiro

A tecnologia chegou no planejamento da gravidez. Acompanhando essa tendência o “Método Mais Vida Gestantes, também tem um programa ideal para a mulher que deseja engravidar: o Programa Pré-Gravidez.

Esse programa tem o objetivo de preparar o corpo da mulher fisicamente para suportar a sobrecarga mecânica e postural que ocorrerá nesse período, além de colocar em forma aquelas que estão com uns quilinhos a mais e trazer uma melhora da aptidão física de forma geral para manter o vigor durante esse período.

Saiba mais sobre nossos programas com o Método Mais Vida Gestante: e-mail – [email protected] ou fone – (11) 2867.3307 / 7871.4162.

Também não se esqueça de se manter atualizada com as novas tecnologias. Planeje um programa de exercícios para a sua Gravidez!

CRESCER lança seu primeiro aplicativo de gravidez para iPhone

Moderno, interativo e muito prático. Esse é o novo aplicativo para celular que a CRESCER traz para você navegar por sua gravidez semana a semana.
Graziela Salomão

.Paulo Vitale

Você está grávida ou se preparando para ficar? Então vai adorar a novidade que CRESCER traz para você. O aplicativo “Guia Crescer da Gravidez” para celular iPhone ou iPod Touch vai acompanhar o desenvolvimento do seu bebê ainda na barriga. E o melhor é que ele é grátis. Basta baixá-lo na loja da iTunes pelo link http://itunes.apple.com/gb/app/guia-crescer-de-gravidez/id341544805?mt=8. Veja tudo o que esse aplicativo oferece para você.

Todos os detalhes da sua gravidez
Você poderá tirar suas dúvidas com as informações da CRESCER no seu iPhone. Uma informação diferente e específica para cada semana da sua gestação. E ainda poderá aproveitar o diário de bordo para marcar tudo o que acontecer durante os nove meses. Assim você vai poder compartilhar todos os detalhes da sua gravidez com quem quiser. E ainda ficar se deliciando com cada descoberta que já passou, mas que você vai adorar relembrar e relembrar…

Álbum de fotos
Que tal criar uma galeria de fotos no seu celular e acompanhar o crescimento da sua barriga? Você pode guardar as imagens e, semana após semana, ver o desenvolvimento da sua gestação.

Qual nome escolher?
Com o Guia de Nomes a sua escolha vai ficar mais fácil e divertida. São mais de mil sugestões de nomes de meninos e meninas para você ver o significado e decidir qual terá mais a carinha do seu bebê. E você ainda pode criar um ranking de votação selecionando os seus favoritos.

A tradicional lista do enxoval
No “Guia Crescer da Gravidez” você pode acessar nossa sugestão de lista de enxoval do lugar onde estiver. Os itens estão divididos nas seguintes categorias: necessário, aquilo que realmente vai precisar comprar; desnecessário, o que não é tão fundamental, mas que sempre ganha um espacinho na lista; e você decide, que são aquelas peças que, definitivamente, só vai levar porque achou muito legal. Você pode marcar tudo o que for comprando, para não ter problema de levar (ou ganhar) algo repetido.

Equilíbrio na Gravidez

Equilíbrio na Gravidez – Por Gizele Monteiro (Personal Gestante)

 

Equilíbrio na Gravidez

Todas as mudanças posturais da gestantes atuam diretamente no centro de equilíbrio da mulher, porém o corpo sabiamente faz ajustes para que o corpo se mantenha.

Veja o que mostra esse interessante estudo!

 

Estudo mostra por que grávidas não perdem o equilíbrio

 

A mulher consegue manter seu equilíbrio e não cair por que a curvatura no final das vértebras lombares é o principal ponto de apoio.

 

Apesar das dores nas costas serem comuns na gravidez, elas seriam muito piores se você tivesse de andar curvada?

Um estudo realizado na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, descobriu por que as grávidas conseguem se equilibrar com o peso da barriga até os nove meses sem cair para frente. Para os cientistas, a evolução humana preparou o corpo feminino para suportar o peso e poder caminhar normalmente.

A pesquisa analisou a diferença entre as costas (coluna) femininas e masculinas.

 

O resultado mostrou que uma das vértebras lombares localizada no final das costas das mulheres, conhecida como wedged-shaped, é curvada, enquanto nos homens é mais quadrada. Essa diferença na anatomia é que permite as grávidas carregarem o peso adicional sem se desequilibrar.

 

Durante a gestação, a mulher joga o corpo para trás de forma natural. Isso acontece para segurar a barriga. Por conta dessa curvatura, ela consegue ter flexibilidade na postura e firmeza. Se quiser mais informações sobre esse tema … clique aqui!

No entanto, não é pelo fato do corpo se adaptar que a postura não precisa de atenção e a mulher não tem que tomar vários cuidado. Apesar desse ajuste, a postura e o equilíbrio da mulher estão alterados por causa:

  • da barriga que reduz o campo de visão,
  • do corpo estar mais rígido e com menor mobilidade para se mover por causa do volume da barriga,
  • dos sensores do corpo que estão mais lentos por causa dos efeitos hormonais.

 

Veja alguns cuidados que você deve tomar:

 

COMO PREVENIR QUEDAS DURANTE A GRAVIDEZ

– Use sapatos baixos, para facilitar o equilíbrio

– Evite movimentos bruscos, principalmente em exercícios

– Controle seu peso. Quando você engorda muito, seus movimentos ficam mais difíceis e seu corpo mais lento;

– Faça exercícios posturais para manter seus músculos fortes e sua coluna mais alinhas;

-Faça exercícios de relaxamento, massagem e alongamento. Esses exercícios ajudam a prevenir dores, juntamente com o fortalecimento;

– Não ande em chão molhado, para evitar escorregões.

 

Programa de Exercícios para ajudar na sua postura

Um dos pontos principais para evitar a dor nas costas, tão comum na gravidez, é manter sua postura mais alinhada com exercícios posturais, barriga bem posicionada com o fortalecimento muscular e também manter os músculos relaxados com exercícios de massagem ou alongamento … afinal eles serão tremendamente sobrecarregados!

Saber que exercícios fazer, em que fase e também que controle o peso farão toda diferença em cada mês.

O programa online Gravidez em Forma foi elaborado com todos esses cuidados.

Já imaginou não precisar se preocupar com dores, como seu peso, e também com a volta da sua barriga depois?

Vem conhecer o programa clicando no botão abaixo !!!

Te espero lá no meu time de gravidinhas em forma!

 

Dor Lombar e Pélvica na Gravidez – Exercícios podem prevenir

Profa. Ms Gizele Monteiro

Uma grande parte da população um dia terá uma queixa de dor lombar, porém durante a gestação esse é uma das queixas mais frequentes. Vários autores internacionais e nacionais tem se dedicado a estudar a dor lombar e pélvica durante a gravidez.

Um estudo nacional levantou as características da lombalgia em gestantes e os fatores de risco relacionados a esta dor. Será que o efeito do exercício físico pode ser um meio de intervenção e prevenção em gestantes?

Uma pesquisa bibliográfica em publicações nacionais e internacionais indexadas no período de 1997 a 2007 foram relacionadas e os resultados demonstraram que mais da metade das gestantes sofrem de dor lombar e/ou pélvica durante algum período de sua gestação.

MOTIVOS PARA A LOMBALGIA:

– Os prováveis motivos estão ligados à ação do hormônio relaxina que provoca mudanças na mobilidade articular e ligamentar, tornando-as mais instável e suscetível a lesões e à dor. Isso ocorre para uma adaptação da pelve (quadril) para o momento do parto.

– As dores aumentam em mulheres que apresentavam esta queixa antes de engravidar, além disso, esse sintoma pode perdurar no período pós-parto e acabar gerando intervenção na realização das atividades diárias e profissionais, acarretando prejuízo na qualidade de vida e na saúde geral. Por isso é importante um programa de exercícios que contemple a prevenção desde o período pré-gravidez e que continue no pós-parto.

PROGRAMA DE EXERCÍCIOS

Muitos programas de exercícios físicos estão sendo propostos para diminuir a intensidade da dor ou prevenir sua ocorrência e tem demonstrado eficiência na prevenção, redução e/ou alívio definitivo.

O importante é que o profissional saiba como trabalhar com os exercícios de forma adequada e segura para as mudanças músculo-esqueléticas que acontecerão nesse período.

Saiba mais sobre esse atendimento com o Método Mais Vida Gestante: e-mail – [email protected] ou fone – (11) 2867.3307 / 7871.4162.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

Luana Mann et al (2008). Dor lombo-pélvica e exercício físico durante a gestação. Fisioter. Mov. 21(2):99-105.

Irregularidade Menstrual e Doenças Cardiovasculares

Irregularidade Menstrual e Risco Futuro de Doenças Cardiovasculares

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Segundo o estudo de Salomon et. al. (J Clin Endocrinol Metab 87: 2013-2017, 2002) a irregularidade menstrual pode ser um marcador da resistência a insulina. Em estudos populacionais, a oligomenorréia tem sido associada com a hiperinsulinemia e com um aumento da prevalência de risco futuro para o desenvolvimento do diabetes mellitus tipo II. Provavelmente, esses achados refletem o fato de que a síndrome dos ovários policísticos (SOP), uma síndrome caracterizada por anovulação, excesso de andrógenos e resistência a insulina, é uma freqüente causa de oligomenorréia.

A resistência a insulina está associada com o diabetes mellitus tipo II, hipertensão arterial e dislipidemia; através desses outros mecanismos ocorre um aumento do risco de doenças cardiovasculares. Mulheres com SOP possuem níveis aumentados de predisposição ao diabetes mellitus II, hiperlipidemia e hipertensão arterial quando comparadas a mulheres com ciclos menstruais regulares. Correspondentemente, tem sido sugerido que mulheres com SOP apresentam um risco maior para a doença arterial coronariana (DAC). Entretanto, limitados estudos prospectivos nas mulheres com SOP tem falhado em mostrar o potencial aumento do risco para doença coronariana ou maior mortalidade cardiovascular.

A conclusão dos autores é que um histórico de irregularidade menstrual pode ser um marcador de risco de doença coronariana aumentado. Os achados do estudo, segundo os autores, poderiam ser explicados por um alto índice de SOP e sua associação com as desordens metabólicas nas mulheres com irregularidades menstruais. Uma avaliação do risco cardiovascular e aconselhamento para mudanças práticas do estilo de vida podem ser importantes para a melhora clínica das mulheres com o histórico de irregularidade menstrual.

Saiba mais sobre a ação da prescrição de exercícios para grupos especiais nos sites: www.wagnersilvadantas.com.br e www.metodomaisvida.com.br

Informações sobre a prática de exercícios em grupos ou atendimento personalizado:

 

 

(11) 2867.33.07 – 7871.4162